ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

MEC DESCREDENCIA FACULDADES BAIANAS

TRIBUNA DA BAHIA
O Ministério da Educação descredenciou 28 instituições de ensino superior em todo o Brasil. Entre elas, duas faculdades baianas: a Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (Facceba) e a Escola Superior de Estatística da Bahia (Eseb), ambas situadas no bairro de Nazaré, em Salvador.
A decisão foi publicada ontem, no Diário Oficial da União, e já está em vigor. As faculdades terão até 30 dias para apresentação de recurso contra a decisão de descredenciamento junto ao Conselho Nacional de Educação.
A reportagem tentou contato com os responsáveis pelas instituições baianas, mas não obteve sucesso. Elas têm dez dias para publicar, em pelo menos dois jornais de grande circulação do estado, a decisão de descredenciamento feita pelo MEC e indicar o telefone e o local de atendimento aos alunos para entrega de documentação e demais orientações.
Enquanto isso, as aulas de graduação e pós-graduação ficam suspensas e os alunos deverão procurar outra faculdade para dar continuidade no curso. Ainda de acordo com a determinação do MEC, mesmo descredenciadas, o setor de secretaria das instituições deverá continuar funcionando para que sejam entregues os documentos acadêmicos de cada um de seus alunos.

Além das instituições de Salvador, também foram descredenciadas a Faculdade Católica Dom Aquino de Cuiabá, a Faculdade de Engenharia e Tecnologia do Instituto Mairiporã de Ensino Superior, de São Paulo, o Instituto de Educação Superior São Francisco de Assis de Teófilo Otoni, Minas Gerais, entre outras. Todas essas tiveram os processos administrativos instaurados em fevereiro deste ano.
A mesma medida foi aplicada à Universidade Gama Filho e ao Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) em janeiro deste ano. Cerca de dez mil alunos tiveram que pedir transferência para outras faculdades.