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POSTOS DO SAC OFERECEM SERVIÇOS EM 34 MUNICÍPIOS DO INTERIOR BAIANO

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A rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) atende atualmente a 34 cidades do interior do estado, além da capital baiana, oferecendo assistência de 33 instituições diferentes que vão desde a emissão de documentos até os serviços de empresas privadas. 

Neste sábado (19), o município de Paulo Afonso, no noroeste do estado, receberá um posto fixo do SAC, com capacidade para dez mil atendimentos mensais. A expectativa é que a unidade atenda também municípios vizinhos que ficam às margens do Rio São Francisco. Com a inauguração do novo posto, serão 35 cidades atendidas, além de Salvador, com 50 postos, entre fixos, móveis e Pontos Cidadão espalhados pela Bahia.

Criado em 1995, o SAC reúne, no mesmo espaço físico, órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas, e oferece atendimento com maior comodidade e rapidez para o cidadão baiano. No interior, 17 cidades dispõem de postos fixos, como Alagoinhas, Eunápolis e Feira de Santana; 15 Pontos Cidadão, que são postos avançados de emissão de documentos essenciais; e três unidades do SAC Móvel, que percorrem, a cada ano, 255 municípios. Ao todo, as instituições oferecem cerca de 665 serviços, que estão listados no Portal do SAC (www.sac.ba.gov.br).
Atendimento com hora marcada – Dezesseis órgãos públicos atendem pelo sistema de Hora Marcada, que passou a oferecer 8,5 mil atendimentos diários nos cinco postos da rede – SAC do Salvador Shopping, Shopping Paralela e Liberdade, em Salvador; SAC Lauro de Freitas, na região metropolitana; e o SAC Feira Centro II, em Feira de Santana. 

Segundo o coordenador operacional do SAC, Dário Silva, esse diferencial é uma vantagem tanto para quem precisa de atendimento quanto para os funcionários do SAC. “A assistência com hora marcada organiza o espaço do SAC, reduz o tempo de espera dos usuários e permite que eles sejam melhor recebidos pelo prestador de serviço, que organiza seu tempo e sofre menos estresse por causa de um número muito grande de atendimentos”.

O sistema de agendamento (dia e hora) reduz o tempo de espera, otimiza o serviço e consegue atender a cerca de 204 mil pessoas por mês. Implantado pela Secretaria da Administração (Saeb) em julho de 2010, o agendamento pode ser feito pelos telefones 0800 071 5353 (fixo) e 4020-5353 (móvel), no Portal do SAC, nos terminais de autoatendimento e pelo SAC Mobile.