ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DIA DO MOTORISTA COMEMORADO NA ROTA TRANSPORTES

Motoristas e cobradores da empresa.
Motoristas e cobradores da empresa.

Os motoristas da Rota Transportes participaram de um café da manhã no último dia 25 de julho – data comemorativa da profissão, na sede da empresa, em Itabuna, seguido de missa celebrada pelo padre Edvaldo Marques, da Paróquia Santo Antonio, com a participação do Grupo Ministério Canto da Paz.

As atividades prosseguiram durante todo o período matutino, com a oferta de serviços de proteção à saúde. Como ocorre todos os anos, as atividades pelo transcurso do Dia do Motorista foram realizadas pelo setor de Recursos Humanos, e contaram com a presença dos diretores Elaine e Paulo Carletto.

Bolsas térmicas foram distribuídas aos motoristas e cobradores no local onde foram exibidos cartazes com imagens dos profissionais mais elogiados pelos clientes através do 0800 e da pesquisa de satisfação.    

Na oportunidade, o técnico Rafael Brito, do Day Horc Hospital, realizou 30 exames para aferição da pressão intraocular com tonômetro. Foi constado apenas um caso de pressão acima do normal, cujo paciente foi orientado para uma nova avaliação com o oftalmologista.

Na área do estacionamento, uma equipe multidisciplinar da Asdita – Associação dos Diabéticos de Itabuna – procedeu  testes de glicemia, aferiu pressão arterial e  forneceu orientação nutricional para alimentação saudável a todos os funcionários que visitaram o estande.

As nutricionistas Luciana Silva de Souza e Mariana Xavier, através de uma maquete da nova pirâmide alimentar, baseada em critérios do Ministério da Saúde, explicaram como os grupos alimentares devem ser consumidos, enfatizando a importância dos carboidratos, proteínas, gorduras e açúcares.  

Para Regina Meira de Brito, que coordenou os trabalhos da Asdita, “foi um momento  importante para a detecção de novos casos de diabetes. Detectamos um caso de glicemia de 250, que não sabia que era diabético, orientamos e o encaminhamos ao médico clínico para exames. Houve um segundo caso, de um paciente já diabético e que detectamos a glicemia muito alta. A endocrinologista Marluce Leão fez o atendimento médico no local”, acrescentou. Todos os serviços da área de saúde foram acompanhados pelo médico do Trabalho da Rota, Pedro Bezerra. Segundo ele, “anualmente, motoristas e cobradores são submetidos a avaliações clínicas e exames cardiológicos, oftalmológicos e laboratoriais, e a depender do caso são encaminhados a especialistas.”.    

Opinião – O motorista Antonio Meireles do Nascimento Neto, 55 anos, que trabalha nas linhas Jussari/Itabuna, Itabuna/Salobrinho e Itabuna/Belmonte, há cerca de 10 anos, ingressou na empresa como cobrador. “A maior dificuldade que encontramos hoje na estrada é o adversário. Precisamos ter atenção dobrada, na gente e neles. Ao sair de casa, pedimos a Deus para uma boa viagem. Na empresa, em primeiro lugar olhamos os equipamentos do veículo e depois é só viajar com atenção. Para termos o dinheiro na empresa, temos que ter o cliente, se não temos o cliente, não temos o dinheiro. Precisamos recebê-lo bem e explicar o percurso da viagem para que ele seja informado.  Hoje, os ônibus são mais confortáveis, tanto pra o cliente como pra gente dirigir. A Rota é uma empresa boa de trabalhar e acho que aqui dei sorte”, declarou.

A motorista Jurema Ramos, casada e mãe de um filho (Luiz Henrique), está habilitada há oito anos. “Entrei aqui como cobradora e sempre sonhei em mudar de função, até que surgiu a oportunidade. Fiz o teste, concorri com seis cobradores e fui vitoriosa na primeira etapa, passei na segunda e, assim, sucessivamente.  Dirijo os carros pequenos da empresa e estou aqui, onde espero passar muitos anos. Meu objetivo agora, é dirigir os ônibus, que Deus quer”, disse.