ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CLUBES ROTARY REALIZARAM 9ª FEIJOADA NESTE 7 DE SETEMBRO

Foto: Meire Borges.
Foto: Divulgação.

Com o objetivo de estreitar laços de relacionamento entre os membros dos clubes Roraty Clube de Ilhéus, Rotary Clube Jorge Amado, Rotaract São Jorge dos Ilhéus e Iteract Ilhéus Jorge Amado, e ainda discutir e desenvolver projetos de inclusão social e ressaltar a importância da participação no desfile cívico no dia 07 de setembro, foi realizada a 9ª Feijoada do Rotary neste último domingo.

De acordo com José Augusto Andrade, presidente do Rotary Clube Ilhéus, ano rotariano 2014 – 2015, a realização do evento, no dia da independência do Brasil, é de suma importância, “pois cumprimos nosso dever cívico perante a pátria e a sociedade e aproveitamos a comemoração para realizar a confraternização dos Interclubes Rotarianos com o objetivo de discutirmos novos projetos sociais, pensando primeiro em ‘Dar de se antes de pensar em si'”.

Com os conceitos, pátria, família e cidadania, os rotarianos abrilhantaram o desfile da Independência do Brasil, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus e mais uma vez levantaram a bandeira a favor da finalização da polio no mundo inteiro, France Anne, vice-presidente do Rotary Clube Jorge Amado, destaca que o compromisso rotariano é sempre o benefício social, sempre pensando nas pessoas mais necessitada. “Nossas ações sempre tem um fim beneficente, quando desfilamos, estamos cumprindo nosso dever cívico e divulgando nossos projetos sociais. A nossa maior característica é a união, a gente só consegui realizar os benefícios sociais com a união de todos os companheiros”, conclui.

Para Trajano Lavigne e Jefferson Brandalt, governadores assistentes do Rotary, as comemorações e festejos realizados no dia 07 de setembro, é um momento de criar projetos e angariar fundos para a realização de ações em prol da comunidade mais carente. “As ações realizadas pelos clubes já auxiliou várias comunidades no município de Ilhéus, alto do Mambape, no bairro Nelson Costa, projeto “Mãos, Mães e Mariscos”, verba junto a Fundação Rotária, que equipou a sede, com freezer, balanças, mesas, pias e fogões industriais.  A creche para crianças, São Francisco de Assis, Teotônio Vilela, no ano de 2012. A Casa de Apoio a pessoas portadoras de câncer, Dom Eduardo, no bairro Conquista, em 2013 e em 2014 a comunidade beneficiada será a do Rio do Engenho”, afirmam.

Um dos destaques das ações em prol da comunidade ilheense do Roraty Clube de Ilhéus é a instalação da biblioteca pública da escola Rotary, situada no bairro da Barra, que atenderá toda a comunidade de Ilhéus.  Ismeraldo Pereira, 2º Tesoureiro e responsável pela iniciativa da construção da Biblioteca Pública, relatou que a previsão de inauguração é no início do ano letivo de 2015, “Iniciamos a construção da biblioteca em 2011, com verbas das nossas ações sociais, recentemente recebemos doações de dez computadores e um notebook. Agora conseguimos a parceria das construtoras Cicon e Morelli, ainda precisamos conseguir as doações dos bens móveis, esperamos contar com o apoio da sociedade para arrecadação desses fundos e finalização desse bem público”.

A juventude do Rotaract São Jorge dos Ilhéus e Interact Ilhéus Jorge Amado, também participam ativamente na realização das ações em prol da sociedade, com a campanha “Desafio Solidário”, promovida pelo Rotaract , no apoio a doação de sangue pelos membros do clube para o hemocentro de Ilhéus, situado na ladeira do Café, Centro e doações de alimentos para abrigos do município ilheense e o Itaract, que presta serviços a comunidade na arrecadação de agasalhos, brinquedos e ações ambientais, como a limpeza da praia da avenida Soares Lopes. Diego Dias, presidente do Rotaract e Rudson Soares, presidente do Iteract relatam que as ações realizadas pela juventude rotariana, têm como principais objetivos prestar serviço à comunidade e desenvolver futuros líderes por meio de pequenas filantropias e companheirismo.