ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FACULDADE DE ILHÉUS APOIOU O I ENCONTRO DE PSICOLOGIA DO SUL DA BAHIA

Estudantes de Psicologia da Faculdade de Ilhéus.
Estudantes de Psicologia da Faculdade de Ilhéus.

O I Encontro de Psicologia do Sul da Bahia, realizado no último sábado (6), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que teve como tema “O Psicólogo Brasileiro: Práticas Emergentes e Desafios na Formação”, reuniu profissionais que atuam na região e estudantes do curso das cidades de Ilhéus e Itabuna. A Faculdade de Ilhéus, única no município a oferecer o curso de Psicologia, apoiou o evento, organizado pela Eva Produções.

O encontro também contou com o apoio de outras instituições de ensino superior, além da Inforlaser, Formandus e gráfica Efigê. Durante todo o dia aconteceram palestras sobre Psicologia Hospitalar, Social, Jurídica, Organizacional, de Transito, Saúde Mental e Clínica. Entre os expositores estavam o escritor e doutor em Psicologia, Angerami-Camom, referência nacional em Psicologia Hospitalar, que falou sobre “A subjetividade do câncer”, e o juiz, doutor em Direito e graduando em Psicologia, Helvécio Giudice Argollo, que desenvolveu o tema “Direito, Justiça e Psicologia: os discursos e os sujeitos do assujeitamento.”.   

A Faculdade de Ilhéus montou um estande no local do evento para que os estudantes do curso de Psicologia, coordenado pela professora Andréia Kroger, pudessem apresentar questões conceituais e acadêmicas às pessoas interessadas em conhecer a Psicologia como ciência e profissão. Foram instalados painéis sobre a história da Psicologia, suas características e escolas, começando pelas raízes filosóficas, seguidas das psicoterapias, psicologia cognitiva, psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia analítica e  comportamental (Behaviorismo).

Jogo – Havia também no estande dois terminais de vídeo mostrando biografias e entrevistas com os principais teóricos da Psicologia, a exemplo de Sigmund Freud, Burrhus Frederic Skinner, Carl Ransom Rogers e Carl Gustav Jung.  Como vetor de conhecimento através do lúdico, ficou à disposição dos visitantes um jogo dos pares com 26 teorias da Psicologia e seus autores, que desafiou estudantes, professores e profissionais da área.  Em geral, as pessoas ou grupos levavam de 15 a 20 minutos para finalizar o jogo que consistia em parear teóricos renomados e clássicos da psicologia com suas respectivas teorias.  

A estudante Ívina Alves Leones, do quarto semestre de Psicologia, fez o jogo em grupo. “Tem alguns teóricos que nem vi ainda. Tivemos dificuldades, mas a gente vai testando o conhecimento“.  Para a psicóloga clínica Fátima Ornellas, que é especialista em Avaliação Psicológica, a ideia de trazer o jogo foi muito legal: “A gente fica presa a nossa teoria e esquece que estudou tudo isso na graduação. Exercita a memória. Com tantas teorias, não significa que a gente não possa se aprofundar em alguma delas.”, refletiu.  

Questionada sobre o trabalho do estande, a professora Andréia Kroger disse que “nós fizemos questão de trazer para este Encontro, conhecimento. As linhas do tempo que estão apresentadas em painéis é uma adaptação de linhas do tempo que já foram apresentadas por Myers, no livro Psicologia. Além disso, trouxemos vídeos sobre a Psicologia para que os estudantes tenham também apresentação audiovisual de temas extremamente relevantes. Tem vídeos teóricos, vídeos acadêmicos e de estudos de casos.”

“Estamos apresentando também um Jogo interativo. Os estudantes ficam bem mais motivados, mais do que nas provas. Com essa dinâmica mais lúdica, eles interagem e se ajudam. Verifiquei, há alguns minutos, que dois grupos de alunos estavam fazendo uma competição pra ver qual deles conseguia marcar pontuação maior. O jogo dos pares que trouxemos serve para testar conhecimento a cerca dos principais teóricos da Psicologia. Estamos felizes com o resultado”, afirmou Andreia.  

Jornada – A III Jornada de Psicologia, promovida pela Faculdade de Ilhéus, acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, e terá como tema “Práticas Psicológicas e Desafios Contemporâneos”, no campus da instituição.