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SAMU DE ITABUNA BATE RECORDE DE TROTES

samuRelatório da coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de Itabuna apontou que as linhas do sistema registraram mais de 70 mil trotes desde o ano passado. A quantidade de trotes se iguala ao número de atendimentos realizados durante os 10 anos de funcionamento da instituição, que somam 71 mil. Por mês são realizados em média oito mil atendimentos, dos quais 71% são trotes que prejudicam a prestação de serviço de urgência e emergência à população.

No ano passado a equipe recebeu 72 mil trotes, com uma média seis mil por mês, enquanto em 2014 esse número já foi ultrapassado, chegando a 74 mil registros, no dia 15 de setembro, o equivalente à soma de nove mil trotes mensais. O apelo da equipe de coordenação do Samu-192 é para que a população se conscientize da importância do serviço e de que por causa dos trotes há atrasos aos atendimentos reais com graves riscos. 

Entre as ocorrências estão casos absurdos como um número de telefone, identificado como da cidade de Ubaitaba, que já realizou mais de 1.500 trotes. Há ainda entre os principais registros: ligações de telefones públicos próximos a escolas; adultos que ligam à noite falando pornografia; pacientes sem gravidade em busca de carona para ir ao hospital ou fazer exame; e até mesmo idosos e doentes mentais fazendo brincadeiras.

Segundo a coordenação, o número de trotes dobra nos fins de semana e alguns são tão precisos nas informações que levam a equipe a se deslocar. “Já chegamos a nos deslocar cerca de 60 km e somente no local constatar que era trote. Para tentar resolver isso fazemos muitas perguntas, mas ainda assim alguns são convincentes”, explicou Sandra.

O atendimento do Samu-192 é somente para emergências, mas muita gente não tem esse discernimento. “Há casos engraçados, casos absurdos e outros surpreendentes como casos verdadeiros de crianças que pediram ajuda para os pais”, narrou. Já a atendente Rosangela Linhares, que há quase 10 anos está no Samu, comenta que em alguns dias 90% das ligações atendidas são trotes. “Temos nossas estratégias para tentar descobrir se é trote, mas mesmo assim temos que dá atenção a todas as ligações e na dúvida sempre mandar a equipe”, disse.