ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SETOR DE TURISMO NA BAHIA ESPERA ALTA DE 15% NO NÚMERO DE VISITANTES NO VERÃO

participação da Bahia em feiras e workshops internacionais, que apresentam as belezas e encantos do estado, devem surtir grande resultado no próximo verão.
Participação da Bahia em feiras e workshops internacionais, que apresentam as belezas e encantos do estado, devem surtir grande resultado no próximo verão.

A ampla agenda da secretaria estadual de Turismo envolvendo a venda da Bahia em outros países, aponta a boa expectativa da pasta para o verão da temporada 2014/2015.

A baixa de visitantes no pós-Copa deve ser recuperada já a partir do mês de novembro, quando começa oficialmente a alta temporada.

A inauguração do aeroporto de Teixeira de Freitas e o aumento de linhas para polos turísticos do interior do estado como Valença e Feira de Santana são considerados avanços que vão influenciar diretamente no aumento da procura pela rota turística baiana.

De acordo com  o titular da pasta, Pedro Galvão, além dos resultados da divulgação do estado do período da Copa do Mundo 2014, a participação da Bahia em feiras e workshops internacionais, que apresentam as belezas e encantos do estado, devem surtir grande resultado no próximo verão.

“Estão previstas ações em Miami, Nova Iorque, Paris, Chile, Buenos Aires, Itália e Inglaterra, sendo que em alguns eventos nós já participamos, levando as características da Bahia para fora, com o objetivo de atrair os visitantes”, informou.

Em relação à expectativa do turismo de negócio, o receptivo de congressos internacionais deve movimentar o setor. Para a região da Linha Verde, eventos como estes devem reunir milhares de pessoas.

Já sobre o turismo de lazer, o aumento do número de visitantes deve crescer aproximadamente 15%, segundo a expectativa da Setur. Já o presidente da Associação Baiana de Agência de Viagens (ABAV), José Alves, está mais esperançoso em relação ao período.

“Salvador vem passando por mudanças que devem atrair mais turistas. O próprio governo do estado tem tomado medidas que ajudam a aumentar este fluxo, como a criação de voos diretos para o interior do estado, dando mais comodidade aos visitantes”, destacou Alves.

Na opinião dele, na temporada de veraneio 2014/2015, o aumento no número de turistas no estado deve crescer entre 20% e 30%, tendo as praias da Linha Verde o destino mais procurado. “Será um período de recuoperação”, destacou.

Outro evento responsável por atrair novos visitantes, a Stock Car, que este ano acontece na alta temporada, em novembro, por conta das eleições, também deve movimentar o setor. “Esta é a terceira vez que este evento esportivo ocorre em Salvador. Ele é a terceira data do ano que mais atrai turistas”, enfatiza Galvão, lembrando o diferencial do público, que tem grande poder aquisitivo.

Quem também tem se mostrado animado com as estimativas para a área é o setor de cruzeiros.

Do campo de receptivos dos cruzeiros MSC, Pedro Costa, que também é conselheiro da ABAV, acredita que o número de visitantes que vão chegar à capital baiana via mar deve surpreender nos próximos dois anos, já que está previsto o aumento de 27 para 47 no número de embarcações de grande porte, isso até 2016.