ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CIDADE DE CORONEIS

PAULO DO RAP

Paulo Cesar, conhecido popularmente como Paulo do Rap, é fotógrafo da realidade e morador da zona sul de Ilhéus.
Paulo Cesar, conhecido popularmente como Paulo do Rap, é fotógrafo da realidade e morador da zona sul de Ilhéus.

Ilhéus é hoje uma das piores cidades, no que diz respeito à geração de emprego e renda. Frente à esta realidade, muitos empresários e contratantes sem escrúpulos, abusam do “poder”.

É a velha história da “procura vs demanda”. Se eles lhe pagam um salário de miséria, julgam ser donos de sua alma, por assim dizer.

Conversando com profissionais da área de segurança privada, pude conhecer o descontentamento desta classe de trabalhadores, que tanto contribui para o crescimento do “patrimônio” desses patrões.

Alguns desses vigilantes e porteiros, dizem que sentem-se muito mal representados por seus respectivos sindicatos. Segundo muitos deles, a falta de vergonha na cara é tanta, que muitos sindicalistas de Salvador, quando chegam aqui, almoçam e jantam com alguns do patronado local.

De passagem por um certo condomínio novo na orla sul de Ilhéus, conheci o Sr. “Stevie”, que já estava trabalhando cinco noites seguidas, sem descanso, sem adicional noturno, ou qualquer outro benefício assegurado por lei.

Este condomínio pertence a um conhecido arquiteto ilheense. Eu, particularmente, quero acreditar que ele não sabe o que se passa nas dependências de seu empreendimento. Pois a contratação do pessoal que trabalha na portaria, é feita por um cidadão que é um misto de puxa-saco ou esperto de mais, que deveria trabalhar de igual pra igual com os demais porteiros. Coisa que não acontece.

Pude ver no rosto daquele homem, com seus mais de 50 anos, as marcas do cansaço de todas àquelas noites sem dormir.

Então eu pergunto: Cadê os fiscais do trabalho?

É isso mesmo. Nossa cidade está fadada à ser a “eterna vadia”, que se vende à quem paga mais?

Na minha opinião, quem usurpa o direito alheio também rouba, e não difere muito dos marginais que tomam um bem de outrem “na tora”. 

Vai aqui minha sugestão para os fiscais do trabalho de Ilhéus: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), andar faz bem ao corpo, previne inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão, e até, pasmem, prisão de ventre!!!

Pensem nisso. Tem gente sendo roubada em seus direitos e suas dignidades. Vocês têm o poder de amenizar esse sofrimento, e quem tem poder, não pode se omitir nunca!