ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DEFINIDO: DILMA E AÉCIO DISPUTAM SEGUNDO TURNO

Candidatos foram os mais votados no primeiro turno da eleição presidencial.
Candidatos foram os mais votados no primeiro turno da eleição presidencial.

Em uma das mais disputadas eleições presidenciais brasileiras, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece liderando a apuração, com 40,91% dos votos válidos, de acordo com dados parciais divulgados na noite deste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 91,71% das urnas verificadas até as 19h56, Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo lugar, com 34,38%%. Marina Silva (PSB) tem 21,11%. Os votos brancos somam 3,85% e os nulos, 5,75%. Caso a tendência continue, o segundo turno será disputado entre Dilma e Aécio.

Dilma tem 39 milhões de votos, e Aécio, 32,8 milhões. Ainda segundo os dados do TSE, foram registrados 20,1 milhões para Marina. Como restam menos de 12 milhões de votos a serem computados, matematicamente, a candidata do PSB não pode alcançar o candidato do PSDB.

A pesquisa boca de urna do Ibope apontou Dilma com 44% das intenções de voto, segundo dados divulgados pelo instituto na noite deste domingo. O candidato tucano Aécio Neves (PSDB), que ultrapassou numericamente Marina Silva (PSB) nas pesquisas divulgadas no sábado, está com 30%, enquanto sua adversária pessebista marca 22%. A margem de erro da pesquisa boca de urna é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Até as pesquisas realizadas entre 29 de setembro e 1º de outubro, Aécio aparecia atrás de Marina tanto no Ibope (28% a 22%) quanto no Datafolha (27% a 24%). Nas pesquisas realizadas entre terça e sábado, ele ultrapassou a adversária também em ambos os levantamentos, com 27% a 24% no Ibope e 26% a 24% no Datafolha.

O levantamento de boca de urna apontou ainda que Luciana Genro (PSOL) tem a preferência de 2% dos eleitores, e o Pastor Everaldo (PSC), 1%. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU), juntos, somaram 1%. Nas urnas apuradas, Luciana Genro aparece com 1,6%, e o restante não alcançou 1%.

Mais cedo, ao votar em Porto Alegre, Dilma afirmou que não trabalha com a hipótese de vencer a eleição já nesse primeiro turno. A presidente também não quis falar sobre eventuais adversários no segundo turno:

— Não trabalho com a hipótese de vencer no primeiro turno. Isso (se referindo a projeções sobre adversários no segundo turno) seria desrespeitoso com os demais candidatos — disse a petista.

Na primeira coletiva concedida após as eleições, Aécio declarou-se confiante em seguir para o segundo turno, e afirmou que pode tomar a iniciativa de procurar a adversária socialista para apoiá-lo na disputa contra Dilma.

Já Marina Silva, que votou na manhã deste domingo em Rio Branco, no Acre, disse não querer ganhar a eleição na base da calúnia e do boato. Sem citar os adversários nominalmente, ela fez um discurso crítico em relação à forma como eles atuaram na campanha eleitoral.