ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EXPOSIÇÃO E MUTIRÃO DO TESTE DO OLHINHO MARCAM DIA MUNDIAL DA VISÃO

A segunda quinta-feira de outubro é a data marcada no calendário mundial para comemoração do Dia Mundial da Visão, com ações encabeçadas pela Organização Mundial de Saúde e o Programa Visão 2020.

Com objetivo principal de disseminar informação e prevenir a cegueira evitável, a data anualmente é comemorada em Itabuna, pela Fundação Regina Cunha (FURC), organização sem fins lucrativos com atuação na Bahia. Este ano, a Exposição “Olhar para um Novo Mundo” está em cartaz no Shopping Jequitibá Plaza, em Itabuna, onde segue até quinta-feira (9) de outubro.

Ainda sobre a Exposição, a coordenadora administrativa da FURC, Lucicleide Vieira, explica trata-se de uma associação de imagens lúdicas e informações técnicas com foco na disseminação de informações e prevenção à cegueira. “Temos cartazes detalhando as seis principais doenças oculares, paralelo a telas pintadas por crianças da Rede Estadual de Ensino em Itabuna, logo após terem participado de uma Oficina sobre Cuidados com a Visão”, detalhou a coordenadora. São sete telas expostas de um total de 25 que foram produzidas pelos adolescentes durante a Oficina.

Ainda entre as ações em comemoração ao Dia Mundial da Visão este ano, a Fundação também focou na assistência, já que durante toda a quinta-feira (9), o Hospital de Olhos DayHORC, principal mantenedor da FURC, estará recebendo crianças para realização gratuita do Teste do Olhinho. “Mantivemos contato com as maternidades em Itabuna que já estão encaminhando crianças nascidas neste mês de outubro para realizar o Teste do Olhinho, exame fundamental para a detecção precoce de problemas congênitos na visão”, declarou a Coordenadora Assistencial da Fundação, Ana Laura Valois. Atualmente, o Teste do Olhinho não é realizado pelo Sistema único de Saúde (SUS).