ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SAÚDE REALIZA DOIS EVENTOS NO CENTRO DE ILHÉUS NESTA SEXTA-FEIRA

Uma das ações ocorre na Praça J.J. Seabra, no período das 8 às 17 horas, em homenagem ao Dia do Dentista. O outro, na Rua Jorge Amando, das 9 às 17 horas, traz um alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis, em atenção ao dia nacional de combate à sífilis.
Uma das ações ocorre na Praça J.J. Seabra, no período das 8 às 17 horas, em homenagem ao Dia do Dentista. O outro, na Rua Jorge Amando, das 9 às 17 horas, traz um alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis, em atenção ao dia nacional de combate à sífilis.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira, dia 24, dois eventos no centro de Ilhéus, com o objetivo de chamar a atenção dos transeuntes para a importância dos exames preventivos. Uma das ações ocorre na Praça J.J. Seabra, no período das 8 às 17 horas, em homenagem ao Dia do Dentista. O outro, na Rua Jorge Amando, das 9 às 17 horas, traz um alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis, em atenção ao Dia Nacional de Combate à Sífilis (18 de outubro).

Na Praça J.J. Seabra, serão oferecidos diversos serviços odontológicos, a exemplo de tratamentos, orientações, pré-diagnóstico e prevenção à saúde bucal para pessoas de todas as idades. Se for necessário, os casos com diagnósticos mais criteriosos serão encaminhados à rede básica de saúde do município. O evento contará com o apoio de especialistas que fazem atendimentos na unidade móvel, Odontomóvel, e serão entregues 80 senhas. Além disso, durante o dia, serão desenvolvidas atividades informativas sobre a prevenção da saúde bucal, com ênfase para as doenças periodontais (doenças na gengiva).

Testes rápidos de HIV e sífilis – Já no evento da Rua Jorge Amado, a secretaria de Saúde disponibiliza aos cidadãos testes rápidos de HIV e sífilis. Ainda, serão distribuídos preservativos e material informativo, com o objetivo de orientar a população sobre formas de evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, além da promoção de palestras.

Conforme explica a coordenadora municipal de DST/HIV/AIDS, Katiussa Vesper, a Sesau decidiu ampliar o atendimento e intensificar os mecanismos de informação. A secretaria já começou a oferecer o exame nas unidades de saúde do município, descentralizando o serviço do Centro de Referência, localizado na Avenida Canavieiras, no prédio da Fundação Nacional de Saúde (antigo Sesp), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Nesse sentido, todos os funcionários do setor participaram no último mês de setembro de uma capacitação conjunta sobre Abordagem Sindrômica e Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.