ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESTUDANTES DE DIREITO DA FACULDADE DE ILHÉUS FAZEM CAMPANHA DE COLETA SELETIVA NA URBIS

Foto: Ascom.
Foto: Ascom.

Cerca de 50 estudantes do terceiro semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus atuaram na conscientização da coleta seletiva na praça principal do bairro Hernani Sá, no último sábado, durante um trabalho de extensão monitorado pelos professores Norberto Cordeiro, Marco Antonio Bomfim e Christine Arães. As ações fazem parte do trabalho interdisciplinar promovido pelo curso, coordenado pela professora Daniela Haun, e que este ano tem como tema central Educação Ambiental: Direito ao Futuro, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Eles foram divididos em grupos e montaram diversos estandes para desenvolver o trabalho educacional com subtemas específicos. A equipe que trabalhou os resíduos da construção civil se apresentou com macacões, luvas e capacetes cedidos por empresas que atuam no Porto de Ilhéus. Para atrair a população, eles expuseram em caixas de papelão diversos tipos de resíduos que estavam classificados em agrícolas, domiciliares, comerciais, industriais, de serviços de saúde e hospitalar, da construção civil, e os mais comuns encontrados em vias públicas. 

Outra turma expôs, em painéis, o lixo e seus danos e o tempo de decomposição dos resíduos em local inadequado. Na opinião de Saulo Motta, “temos que nos conscientizar em reutilizar os materiais possíveis e fazer a separação dos resíduos de forma adequada para facilitar a coleta”. A estudante Mileide Cordeiro observou que “nos locais públicos, é importante ter a consciência de colocar o resíduo na lixeira adequada. Em nossa casa podemos fazer essa separação em papéis, metais, plásticos e vidros”. Outro estande mostrava os benefícios da coleta seletiva, com diversos objetos criados a partir da reciclagem, outro grupo trabalhou com as cores da coleta seletiva nas ruas e outro com compostagem orgânica.

Foram distribuídas cartilhas sobre a Lei dos Crimes Ambientais e folders sobre os 5 R´s que significam o repensar, o reduzir, o reutilizar, o reciclar e o recusar no trato dos resíduos sólidos. Houve também interação com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus, a Coolimpa.

Na opinião de Adailson Aranha, diretor de serviços urbanos da Associação do bairro Ernani Sá, “foi uma atitude louvável da Faculdade de Ilhéus em trazer esse assunto perante a comunidade e os seus alunos na área de Direito que trabalham este semestre os resíduos sólidos. Quanto mais pessoas começarem a se envolver nisso é muito bom. Divulgar é um trabalho de educação e é dessa forma que vamos multiplicar a consciência ambiental na comunidade. É importante fazer esse trabalho educativo.”. Na oportunidade, ele fez questão de ressaltar que em 2011, “os cooperados da Coolimpa foram levados para dentro da Faculdade de Ilhéus, onde tiveram aulas de direcionamento de cooperativa e de relações humanas para trabalhar na comunidade. Então, a faculdade tem sido parceira.”. 

Para Ednai Almeida Costa, formada em Logística e cursando o terceiro semestre de Direito, “o estudante de Direito está envolvido nisso porque a chamada Lei dos Resíduos Sólidos, nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, preceitua que as pessoas físicas e jurídicas e as instituições públicas e privadas são automaticamente responsáveis pelo lixo produzido”. Ela ressaltou que no espaço kids foi retratada a consciência coletiva das crianças em relação ao meio ambiente. “Então, você não precisa estar na fase adulta para ter uma consciência ambiental”, afirmou.

Blitz Ambiental – Por sua vez, os estudantes do 3° semestre de Direito, Noturno, realizaram uma Blitz Ambiental, na rodovia 001 Ilhéus-Olivença. Na oportunidade, foram entregues sacos de lixos para serem colocados nos veículos, e desenvolveram um trabalho de  conscientização para evitar que o lixo seja jogado pela janela dos carros, que além de ser uma infração de trânsito, é um crime ambiental também.