ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PALHAÇOS EM CENAS INUSITADAS DIVULGAM IV PALHASSEATA DE ILHÉUS

IV Palhasseata na Praia do Sul 4. Foto: Divulgação.
IV Palhasseata na Praia do Sul 4. Foto: Divulgação.

Quem frequentou a Praia do Sul no último domingo (07) e o centro de Ilhéus na tarde dessa terça-feira (09), foi surpreendido por palhaços em cenas inusitadas. As intervenções são parte da divulgação da IV Palhasseata de Ilhéus, realizada pelo Grupo Teatro/ Circo Maktub.

O evento em comemoração ao dia do palhaço, contará com um animado cortejo pelas ruas do comércio a partir das 9 horas de sábado (13), com saída da Casa de Cultura Jorge Amado. Em seguida, no Bataclan, será exibido o vídeo E o Palhaço o que é? 

Sob olhares curiosos, os palhaços do Grupo Teatro/ Circo Maktub reproduziram cenas cotidianas, mas inesperadas. “Nunca tinha visto um palhaço se divertindo na praia, foi muito interessante”, declarou a aposentada Maria Alvina de Jesus. No centro da cidade, os clowns tomaram um chá da tarde em meio aos transeuntes, em paradas nas Rua Jorge Amado e Dom Pedro II e na Praça Cairu. “Geralmente, passamos apressados, mal notamos o que acontece a nossa volta. Dar de cara com os palhaços foi uma surpresa divertida”, disse o vendedor Adriano Silva.

Os artistas que participaram das intervenções foram as atrizes Larissa Paixão (palhaça Molly), Tássia Medeiros (palhaça Serafina) e os atores Fábio Nascimento (palhaço Andruxa) e Carlos Oliver (palhaço Brigadeiro).

Hoje, a trupe está preparando outra intervenção em uma nova localidade de Ilhéus.

De acordo com o diretor artístico do Grupo Teatro/ Circo Maktub, Fábio Nascimento, o principal objetivo da IV Palhasseata vai além da divulgação do dia do palhaço para a sociedade regional. “Queremos chamar a atenção para a figura do palhaço essencial, que ultimamente tem sido ligada a uma temática puramente estereotipada e comercial, faltando espaço para o poético e artístico”, afirmou.

Através de cursos, oficinas, encontros e pesquisas acadêmicas, o Grupo Teatro/Circo Maktub vêm desenvolvendo uma investigação contínua acerca da linguagem do palhaço e do circo. Em julho deste ano, o grupo apoiou a produção do vídeo experimental E o palhaço o que é?, apresentado por Fábio Nascimento e Ana Carolina Ornelas como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Com aproximadamente 23 minutos de duração, o videoarte apresenta uma investigação estética das características da construção da figura do palhaço na região Sul da Bahia, com depoimentos de atores e circenses. 

O Dia do Palhaço – A data comemorativa foi criada em 1981 pelo diretor teatral e diretor da Cia. Abracadabra, do Rio de Janeiro. Ele achou interessante o dia 10 de Dezembro por também ser comemorado o Dia da Carta Universal dos Direitos Humanos. A proposta do evento é divulgar o palhaço, um dos personagens mais controvertidos do cenário artístico, que encanta com sua graça e, ao mesmo tempo, fascina pela sua grandiosidade.