ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SHOWS COM RECURSOS PÚBLICOS EM ILHÉUS DEVERÃO TER MÚSICOS LOCAIS, DEFENDE VEREADOR

Projeto de Lei é de autoria do vereador Lukas Paiva
Projeto de Lei é de autoria do vereador Lukas Paiva

A repercussão do tratamento desrespeitoso com os músicos locais por parte da secretaria de Turismo e a produção do Aleluia Fest, reverberaram na bancada oposicionista da câmara de vereadores de Ilhéus. 

Para termos ideia da situação, enquanto atrações forasteiras e desconhecidas, a exemplo do tal do Teatro Mágico, receberam cachês astronômicos, artistas locais consagrados, como o cantor Nozinho, considerado um dos maiores interpretes de Tim Maia no Brasil, recebeu míseros R$ 500, para custear todas as despesas que envolveram a sua apresentação. Ou seja, literalmente teve que pagar para tocar.

Ante tal situação, o vereador Lukas Paiva (PMN), apresentou projeto de lei, assegurando que os shows musicais de cantores e grupos nacionais, realizados com recursos público no município de Ilhéus, contarão na abertura ou encerramento com a apresentação de músicos, cantores ou grupos musicais locais.

Segundo o vereador, a iniciativa de criar o projeto se deu ao verificar que na maioria das vezes o poder público municipal não dá a devida atenção a esses artistas locais, impedindo o surgimento de novos talentos e causando revolta por parte da categoria. 

De acordo com o projeto, deverão ser realizadas promoção, organização e adoção das providências relativas ao cadastramento dos artistas locais. Com isso, a prefeitura somente concederá autorização para a realização do evento se o produtor indicar que o músico, cantor ou grupo musical local irá fazer abertura do evento, bem como o seu respectivo tempo de apresentação mediante a assinatura do contrato . 

Lukas Paiva afirmou que o projeto não tem como objetivo criar impasses para a realização dos eventos, mas sim garantir um espaço para que os músicos locais possam mostrar seu trabalho, valorizando os artistas da cidade e despertando novos talentos.