ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

UM HISTORIADOR E UMA MENINA

RENATA MENDONÇA

* Texto em resposta ao artigo de Julio Gomes, intitulado “Fecha as pernas, menina”, publicado AQUI, no último dia 23 de janeiro de 2015.

Renata é advogada.
Renata é advogada.

Historiador: Sabe menina, ando impressionado com o descuido de muitas mães com a conduta de suas filhas crianças. Na minha época não era assim viu?

Menina: Como era na sua época? Os pais também cuidavam das filhas? E os filhos? Observavam a conduta deles também?

Historiador: Não menina, me refiro a preocupação com o pudor. Menina tem que ter modos.

Menina: Como é ter modos?

Historiador: Não pode sentar como as pernas abertas, por exemplo. Menina que senta com as pernas abertas, ninguém respeita, depois não pode reclamar viu?

Menina: Menino também não pode né?

Historiador: Menino pode sim, menino pode tudo, menino é diferente.

Menina: Diferente como?

Historiador: Olha menina, hoje em dia muitas crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual. Mais de 80% das vítimas são mulheres, você sabia?

Menina: E a culpa é delas?

Historiador: Ah minha querida, se as meninas e mulheres soubessem como se comportar. Mas nesse mundo de hoje elas atiçam. Parecem até que estão pedindo. Não se dão o respeito. E homem você sabe como é né? É o instinto.

Menina: Mas senhor historiador, desculpe perguntar, e os homens que estupram? E os pedófilos? Não tem culpa?

Historiador: Ah, você pergunta muito viu? Menina que é curiosa assim, não sei não.

Menina: Sabe historiador, minha professora me ensinou umas coisas diferentes lá na escola. Ela me disse que estupro e pedofilia não é coisa dos dias de hoje, que sempre existiu. Que antigamente era pior, que nem era crime, as pessoas achavam normal. Que até pouco tempo, aqui no Brasil, o marido nunca poderia ser acusado de estuprar a esposa. Ela ensinou também que tem umas culturas diferentes da nossa que as meninas usam burca, sabe aquela roupa que cobre a pessoa toda Historiador? Ela ensinou que mesmo lá os homens estupram as meninas.

Minha professora é ótima, te levo lá na escola pra ver umas aulas dela, o senhor quer? 

Eu também fiquei assustada com esses números viu historiador? Mas sabe o que eu acho? Eu acho que a culpa pelo estupro é do estuprador e a culpa pela pedofilia é do pedófilo, bem simples. A culpa não pode ser da vítima, o nome já diz, vítima. A culpa também não pode ser das mães das vítimas, como uma mãe pode ser culpada por isso? Não entendo.

Eu quero ser livre, igual a menino, pode? E se a gente ensinasse aos meninos que não pode estuprar? Se a gente ensinasse às pessoas a não abusar e não violentar crianças?

Olha historiador, acho que tem muita coisa errada viu? Na sociedade. Mas eu não quero ser como as meninas da sua época. Quero ser uma menina do futuro. Uma menina que é respeitada por ser humana, independente do seu comportamento. Toda menina deveria ser tratada com dignidade, o senhor não acha?

Ah… essa conversa de moral e bons costumes é tão chata historiador. Tenho que ir. Até logo.