ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

COM O TIGRE ATÉ O FIM. SEMPRE COM CONSCIÊNCIA CIDADÃ

RODRIGO CARDOSO

Rodrigo Cardoso é presidente do PCdoB de Ilhéus e do Sindicato dos Bancários.
Rodrigo Cardoso é presidente do PCdoB de Ilhéus e do Sindicato dos Bancários.

No último domingo (08), assim como alguns milhares de torcedores do Colo-Colo, estive no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, para assistir a primeira partida em casa do nosso querido Tigre, Campeão Baiano de 2006, no retorno à elite do futebol de nosso estado.

Nenhuma surpresa com o estádio lotado, apenas reafirmando o carinho da torcida, nem com a limitação do futebol apresentado, pois é sabido que em tempos como os nossos, é muito difícil a formação de elencos competitivos e de grande qualidade até nos grandes times nacionais, concentradores da maior parte dos recursos. As dificuldades são ainda maiores em uma equipe de uma cidade importante, mas localizada em uma região que ainda não recuperou a pujança desde a crise daquele que foi seu principal motor econômico durante décadas, a lavoura cacaueira, apesar das potencialidades presentes nos setores de indústria, turismo e demais serviços, e do futuro promissor ancorado em investimentos de logística (Porto Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste…) e estruturas de serviço público (Universidade Federal, Instituto de Educação Tecnológica, Novo Hospital Regional…).

Mas paixão é o que move o futebol, e a presença maciça da torcida era previsível, assim como é esperada nos futuros embates do campeonato.

A boa nova veio com a inauguração do novo sistema de iluminação do estádio que, segundo as informações, possibilitará, inclusive, a transmissão de jogos em alta definição pelas emissoras de TV. A presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, o companheiro bancário Álvaro Gomes, bem como do deputado federal Davidson Magalhães, ambos camaradas do PCdoB, demonstra o compromisso de nosso partido com o esporte de Ilhéus, também já traduzido com a garantia do projeto do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), aprovado ainda na gestão do também camarada Aldo Rebelo, obra que aguarda execução do município, e que terá investimento na ordem de R$  3.5 milhões do Ministério dos Esportes, na construção de duas quadras poliesportivas, um ginásio de esportes e uma pista de atletismo em um terreno de 7000 metros quadrados no CSU.

A minha nota negativa, não que seja exclusiva, veio da falta de preparação do transporte coletivo da cidade para garantir o retorno tranquilo dos torcedores para os seus lares. Comumente, as noites de domingo tem uma redução normal da disponibilidade de ônibus, previsível, devido à redução da demanda pelo serviço. Porém, em dia de jogo da principal competição futebolística do estado, o poder público municipal deveria se preparar, em conjunto com as concessionárias desse serviço público, para o acréscimo de movimento e não deixar os cidadãos torcedores amargando uma longa espera nos pontos, devido a uma quantidade insuficiente de ônibus, e, por consequência, lotados.

Espero que nos próximos jogos do Tigre, possa registrar uma melhoria nesse aspecto, assim como comemorar uma vitória que aumente nossas chances de classificação para a próxima fase.