ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

QUAL A SERVENTIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ILHÉUS?

Crianças, na tarde desta quinta-feira (19), pedem esmola em ponto turístico de Ilhéus. Foto: Ilhéus 24h.
Crianças, na tarde desta quinta-feira (19), pedem esmola em ponto turístico de Ilhéus. Foto: Ilhéus 24h.

Conhecida também como secretaria municipal de Desenvolvimento Social, tal pasta, de importância crucial para os cidadãos ilheenses, em especial os menos abastados, de acordo com o site da prefeitura tem a seguinte função social:

“Coordenar o conjunto de serviços assistenciais de combate à pobreza, visando o aumento da autoestima e dignidade do cidadão. Promover políticas de assistência social no município, de acordo com as necessidades básicas da municipalidade; elaborar, executar, incentivar e desenvolver programas e projetos em defesa dos direitos da mulher, do idoso, da criança, do adolescente e de pessoas portadoras de deficiência além de e formular diretrizes e políticas sociais que propiciem o acesso à assistência social”.

Bem, quem mora em Ilhéus, com certeza, ao ler o texto entre aspas acima, certamente chegará a conclusão de que a referida função da citada secretaria, existe apenas no campo teórico. A realidade é bem diferente. E bota diferença nisso.

Nas ruas não é nada difícil se deparar com muitas pessoas, incluindo crianças, em petição de miséria, habitando marquises e imóveis abandonados, a exemplo do prédio que funcionava a biblioteca municipal.  Eles são as provas incontestes de que a secretaria de Assistência Social tem sua atuação plenamente questionável. Se é que há alguma.

De acordo com alguns assistentes sociais que trabalham na citada secretaria, o setor é um dos maiores cabides de emprego, para abrigar indicados dos aliados políticos do prefeito Jabes Ribeiro. Com isso, tal pasta é superpovoada com pessoas sem a menor capacidade técnica para executar os serviços, prejudicando seriamente o andamento das ações.

Uma lástima que, tal qual tantas outras, servem para explicitar o caos convencionado e o descaso administrativo que impera na prefeitura de Ilhéus. Uma grande irresponsabilidade com a população carente do município.

Um caso que merece uma intervenção do Ministério Público, em caráter de urgência.