ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SEGUNDA EDIÇÃO DA MOSTRA CINEMULTI EM ITACARÉ

cinemultiEntre os dias 17 e 21 de abril, a cidade de Itacaré será palco da segunda edição da Mostra Cinemulti. O evento, que foi sucesso em 2011, volta agora com a exibição grátis de 50 curtas-metragens e cinco longas, além de oferecer oficinas de capacitação na área de audiovisual e bate-papos com produtores, equipe técnica e atores.

A programação é diversificada e voltada para o público infanto-juvenil e adulto. Durante a mostra, o cinema itinerante ocupará um espaço público em pontos diferentes da cidade, trazendo a sétima arte para enriquecer a vida de itacareenses e visitantes.

Os filmes apresentados são produções nacionais, com um espaço especial reservado para as produções baianas, todos escolhidos a dedo e focados em temáticas como gênero, questões etno-raciais, cultura regional entre outros.            

Nesta edição a mostra traz novidades, como atenção à acessibilidade, à questão ambiental e uma oficina de animação exclusiva para o público infantil. Serão ao todo três oficinas variadas ao longo dos cinco dias, contemplando ao todo 60 pessoas. As inscrições serão abertas a partir de março e serão gratuitas.

Repetindo o êxito da primeira edição, que contemplou três jovens da comunidade para a bolsa Aprendiz Cinemulti, a equipe organizadora selecionou, por meio de entrevista, três jovens da comunidade para integrar a equipe como bolsistas. Eles irão atuar juntamente com os profissionais da equipe técnica do projeto, fortalecendo seu aprendizado na área e possibilitando que aprendam na prática toda a produção do evento. Além de gerar experiência e conhecimento para o bolsista, um dos objetivos é garantir a própria continuidade da mostra. Atualmente temos duas pessoas na equipe técnica que foram aprendizes na edição anterior.

CINEMA NA RUA E CURADORIA– De acordo com os organizadores do evento, o município de Itacaré não tem cinema, a não ser por uma pequena sala conhecido como cinema cultural, que não tem espaço suficiente, nem apelo para atrair a grande maioria da população local. Eles ressaltam que ainda existe a ideia de que a sala de cinema é um espaço privilegiado e segmentado. Isso, afirmam, justifica a falta de hábito da comunidade em frequentar o cinema ou ver filmes, principalmente os nacionais, restando apenas os filmes da TV aberta e os vendidos em camelôs, pecando pela falta de variedade.

“A Mostra de Cinema Multicultural de Itacaré vem pela segunda vez na tentativa de corrigir esse déficit, tirando o cinema das salas e trazendo para as ruas, na intenção de aproximar as artes audiovisuais do público geral”, ressaltam os organizadores. 

A população local que transita pelos bairros é primeiramente atraída pela instalação inusitada em plena praça pública e, depois de observar por alguns minutos, é ‘fisgada’ pelo tema exibido na tela, cuja identificação imediata transforma um simples curioso em expectador.

A organização da mostra afirma que optou por filmes com temas que dialoguem de alguma forma com o cotidiano.  “A ideia é propor uma reflexão e trazer à tona assuntos que podem até ser tabus, mas que tem que ser discutidos. Além de desenvolver um olhar crítico em relação aos filmes e à linguagem cinematográfica, a intenção é jogar luz às questões do cotidiano que muitas vezes estão encobertas pela rotina”, afirmam.

O projeto Mostra Cinemulti- Ano II tem o apoio da lei de incentivo à Cultura (Lei Rouanet – Incentivo Fiscal), Ministério da Cultura, Governo Federal e Banco do Nordeste. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 9959 5426, pelo email [email protected], através do blog cinemulti 2015.bogspot.com.br ou na fanpage do Cinemulti no Facebook.