ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ILHÉUS DEFENDE A CAIXA 100% PÚBLICA

Ato contou com a participação de funcionários de todas as agências da cidade. Foto: Ascom.
Ato contou com a participação de funcionários de todas as agências da cidade. Foto: Ascom.

No “Dia Nacional de luta em defesa da Caixa 100% pública”, o Sindicato dos Bancários de Ilhéus realizou manifestação em frente à agência da Marquês de Paranaguá, no centro da cidade, com grande participação de funcionários de todas as agências da cidade.

A entidade acredita que a abertura do capital da Caixa, com venda de parte de suas ações para a iniciativa privada, será prejudicial para o papel público desse banco.

“A Caixa é a principal fomentadora do desenvolvimento econômico e social. Nos últimos anos, o Brasil conseguiu realizar políticas públicas de distribuição de renda e inclusão graças a Caixa Econômica. Programas sociais como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o Bolsa Família, que beneficiaram milhões de brasileiras e brasileiros tiveram a sua execução feita pela Caixa com muita eficiência, justamente por ela, sendo patrimônio do povo, poder manter uma margem de lucro crescente, mas distante da ganância sem freios presentes em outras instituições bancárias que valorizam principalmente aumentos de juros e tarifas e demissão de funcionários”, afirmou Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato.

O diretor de Juventude da Federação dos Bancários de Bahia e Sergipe, Lucas Galindo, ressaltou a importância do apoio popular e do envolvimento dos funcionários da Caixa no movimento: “É preciso muita unidade para que os funcionários da Caixa e todo o povo deixem claro o quanto repudiam a possibilidade de venda de uma parte desse banco, que é patrimônio dos brasileiros, e que esperam do Governo Federal o sepultamento de qualquer intenção que vá nesse sentido.”

O diretor do Sindicato e funcionário do HSBC, Alcir Pires, também usou a palavra defendendo que a Caixa continue sendo 100% do povo, principalmente nesse cenário em que as práticas positivas precisam ser valorizadas no Sistema Financeiro, e a Caixa foi o único banco que tem aumentado o número de trabalhadores no país.