ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EM SABATINA NO FACEBOOK, RUI FALA SOBRE A NOVA PONTE

RUIO governador da Bahia, Rui Costa (PT), através do seu perfil no Facebook, respondeu a perguntas de internautas de várias partes do estado.

Não tardou para que assuntos, que dizem respeito a Ilhéus e muitas cidades da região sul da Bahia, fossem abordados na sabatina on line: A situação dos terceirizados da educação, dos servidores da extinta Empresa Baiana de Alimentação (Ebal), e a paralisação das obras da nova ponte Ilhéus-Pontal.

Sobre a Ebal, Rui Costa reiterou que ela será alienada e transferida para iniciativa privada via leilão.

“Se mostrou durante muitos anos, a incompatibilidade de um supermercado ser gerido com normativo da legislação pública, já que neste mercado o que viabiliza a rentabilidade do negócio é agilidade e o processo de negociação bilateral com os parceiros fornecedores. No caso de empresa pública, o processo de aquisição dos produtos tem que seguir a normativa legal. Isso implicou a necessidade de retirada de recursos públicos para cobrir a ineficiência da empresa. Esses recursos poderiam ter sido usados para melhorar a vida das pessoas, em saúde, educação e nas mais diversas áreas de governo”, afirmou o governador.

Em relação a complicada situação dos contratos de terceirização na rede estadual de educação, Rui afirmou que para resolver a situação do quadro dos funcionários em todo estado, determinou a realização de nova licitação para todos os contratos. Com isso, ressalta, será decretado o fim ao modelo atual onde, “infelizmente, incorreu um excesso de pulverização de contratos e ao não cumprimento de uma relação correta com os trabalhadores”.  Segundo Rui, a nova licitação deve ser publicada até o mês de junho.

Sobre a construção da nova ponte Ilhéus-Pontal, cujas obras estão há meses paralisadas, o governador afirmou que, com a desistência da construtora vencedora da licitação, a contratação da segunda colocada no processo já está em andamento.