ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

DEPUTADO DEFENDE A PETROBRAS “PRODUZINDO DO POÇO AO POSTO”

Deputado Davidson Magalhães.
Deputado Davidson Magalhães.

A Assembleia Legislativa da Bahia realizou audiência pública nesta terça-feira (01), com a participação dos petroleiros, representantes de movimento sociais e parlamentares para debater o tema “O futuro da exploração e produção de petróleo na Bahia”.  

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), considerou mais um passo em defesa da companhia que  “é estratégica”. Ele disse que a oposição quer permitir a entrada e domínio das petroleiras multinacionais tanto no pré-sal como em outros setores da produção: “A Petrobras representa 10% do PIB e quase 17% dos investimentos, portanto, desestatizar a Petrobras é desestabilizar a economia nacional”.  Na Bahia sua importância é fundamental: cerca de 1/3 de arrecadação de ICMS do Estado da Bahia vem da produção de petróleo. 

Davidson Magalhães defende a Petrobras à frente de toda a linha de produção, “do poço ao posto de gasolina”. Destacou que o momento é de luta a favor regime vigente de partilha, de onde saem os investimentos do pré-sal para a educação e saúde do país. Citou que a Petrobras bateu recentemente recorde de produção, 800 mil barris no pré-sal. “ A capacidade de produção não foi afetada pela crise da Lava Jato. O custo caiu de 14 para 9 dólares o barril, isto é aumento de produtividade”. Anunciou também o lançamento nos próximos dias de outras frentes parlamentares a favor da Petrobras, em São Paulo, Natal e Recife. 

A Bahia é o berço da extração de petróleo, onde foi descoberto o primeiro poço, no bairro do Lobato, em Salvador, Marco Zero do Petróleo no Brasil. Há mais de 70 anos, o Estado produz petróleo e já chegou a ser o maior produtor do Brasil, atingindo a média diária de 150 mil barris. O Recôncavo Baiano, ao longo desses anos, já produziu mais de 2,5 bilhões de barris de petróleo, sendo superado, somente, pela produção da Bacia de Campos no Rio de Janeiro.  

Participaram dos debates organizado pela bancada estadual do PT, os deputados Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos, Bira Corôa, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Maria del Carmen e Fabíola Mansur (PSB), Rafael Valverde, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; representantes da FUP-Federação Única dos Petroleiros, Sindipetro Bahia; Humberto Rangel, da Fieb; Cedro Silva, presidente da CUT Bahia;  prefeitos e vereadores de municípios baianos.