Na próxima terça-feira, 25, acontece a I Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, no auditório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Avenida Canavieiras, nº 717, Boa Vista. Uma dos principais objetivos do evento será a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O evento busca também elaborar políticas públicas com vistas a atuar de forma conjunta na melhoria das condições de acessibilidade a essa população. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local, a partir das 7h30min. O evento será realizado em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coed). As discussões sobre a conferência e o conselho foram iniciadas há dois meses, com reuniões mediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
As políticas públicas para essa parcela da população incluem pensar o sistema de transportes, a fim de garantir melhores condições nos deslocamentos, eficiência e segurança por meio de uma mobilidade urbana sustentável e com acessibilidade baseada nos princípios de um desenho urbano universal, conforme determina o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, artigos 53, caput, e 54, inciso I.
Deficientes – De dez a doze por cento da população mundial (algo em torno de 700 a 800 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 90% vivem nos chamados países em desenvolvimento, e o mesmo percentual vale para os que estão em idade produtiva, mas vivem desempregados.