ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

A ARTE DE FALAR E NÃO DIZER NADA

discurso1A oratória, tal qual a escrita, é um dom comunicacional que poucos dominam com maestria e, a depender do grau de intimidade com tais, pode ser definido desde já o papel que cada um exercerá na sociedade.
Em relação à desenvoltura com os discursos, trata-se de uma virtude que levamos muito em conta, quando escolhemos os nossos representantes políticos. Quanto maior a sua habilidade em externar oralmente suas ideias, maiores serão as chances de cativar eleitores.
Obviamente que não trata-se de uma regra. Valderico e Newton Lima estão ai para não nos deixar mentir.
Mas, os que dominam a oratória, possuem uma outra virtude, que, aplicada à política, pode ter efeitos danosos ante a relação população-representante político. Trata-se da arte de falar com desenvoltura e nada dizer. É a verdadeira manifestação da chamada “não-comunicação”.
Ela é perigosa pelo simples fato de que alguém mais desavisado acaba comprando gato por lebre, e come a pilha de que algo na verdade foi dito, não percebendo o altíssimo grau de engodo ao qual foi sujeitado.
Prova disso foi a entrevista concedida pelo prefeito Jabes Ribeiro ao Blog do Gusmão.
Em determinado momento, o blogueiro questiona a respeito dos problemas judiciais que o gestor municipal enfrenta.
Com a tranquilidade de um Dalai Lama e tripudiando das instâncias jurídicas, Jabes se resume a afirmar que nada lhe acontecerá e que está bastante tranquilo, visto que, desde o seu primeiro mandato enfrenta problemas judiciais e sempre é absolvido.
Pelo que nos consta não é bem esse o quadro que vem se desvelando.
Jabes demonstra que confia na Justiça. Basta saber se a Justiça confia nele.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos, que, tudo indica, prometem ser surpreendentes.