“Depois de quatro anos fechado, o posto de saúde do Condomínio Morada do Porto voltou a funcionar e a servir à comunidade”. Assim definiu o presidente da Associação de Moradores do Porto (Amop), Alex Tavares, ao comentar sobre o início das atividades da unidade de saúde localizada no bairro do Banco da Vitória. “Agradeço à equipe do prefeito Mário Alexandre, à superintendente técnica e de planejamento da Secretaria de Saúde (Sesau), Sonilda Mello, à coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Andréa Flores, e à coordenadora de área, Eliana Vieira, pelo esforço em atender a uma antiga reivindicação nossa”, completou Tavares.
Graças ao empenho da Amop e dos órgãos públicos municipais, o posto retomou suas atividades no dia 17 de abril. Hoje, a realidade apresenta a regularidade dos serviços com médicos, enfermeiros e entrega de medicamentos na unidade. Com a medida, cerca de 5.500 pessoas estão sendo diretamente beneficiadas pela unidade. Com a providencial reabertura do Posto de Saúde, a comunidade do Condomínio Morada do Porto conta agora com as especialidades médicas de clínico geral, ginecologista e pediatria, além de nutricionista, medicamentos e insumos farmacêuticos.
Com a parceria entre Prefeitura e comunidade, a administração municipal amplia a oferta de saúde com a reabertura de novos postos, junto com o processo de recuperação em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ilhéus. De norte a sul, as localidades do município, como Iguape, Malhado, Banco da Vitória, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e Couto estão com obras em andamento com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Além dessas realizações, o Centro de Saúde Avançado (CSA) no bairro Hernani Sá (Urbis) será ampliado para dar maior conforto ao morador da região. A previsão é de que até o final deste ano todas as unidades PSF do município estejam construídas, reformadas ou ampliadas.
Novos postos de saúde – Mais seis novos postos de saúde serão construídos. Os procedimentos para as relicitações estão em fase de conclusão para que locais, como a Avenida Esperança, Conquista, Teotônio Vilela I, distrito de São José, Olivença e Princesa Isabel II, recebam os novos e modernos equipamentos para dar atendimento humanizado à população de Ilhéus.