ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

LEITOR CRITICA O INDIVIDUALISMO NO TRÂNSITO E DEFENDE OS PARDAIS

Aonde querem chegar os motoristas de Ilhéus?
São evidentes os problemas de congestionamento em alguns pontos do município de Ilhéus, principalmente na saída para Itabuna e nas vias conectadas ao grande gargalo viário da cidade que é a Ponte Lomanto Júnior. 
Naturalmente, a sociedade se manifesta sugerindo mudanças e cobrando exaustivamente a construção da nova ponte (que parece que vai sair). A nova ponte Ilhéus-Pontal será fundamental para Ilhéus se reorganizar urbanisticamente e se firmar como uma das cidades mais desenvolvidas do litoral baiano. Mas não podemos esquecer que este ainda não será o xeque-mate da estruturação urbana da cidade, mas deve ser o catalisador de muitas outras estratégias pala desafogar e educar a população que congestiona a cidade em seus pequenos tanques de guerra.
Começo refazendo a pergunta que intitula meu texto: Aonde querem chegar os motoristas de Ilhéus? Carros na Soares Lopes trafegando a 60, 70, 80 km/h como se estivessem em uma rodovia, outros egocêntricos utilizando a faixa exclusiva de ônibus e taxis da Av. Lomanto Jr. para ultrapassar alguns veículos e se esconderem de novo antes de passarem pelos agentes de trânsito, alguns ainda reclamando de terem tomado multas na frente de escolas por estarem circulando somente a 45 km/h. 
Isso tem que mudar. E tem que mudar dentro de cada um dos “pilotos” que trafegam nesta cidade. Temos que nos conscientizar que a ilusão da velocidade em alguns pontos nos dá apenas alguns segundos, no máximo alguns minutos de vantagem em relação aos outros, mas por outro lado nos traz riscos para toda a população.
Escutamos pessoas reclamando de multas, de radares, de bafômetro. Essas ferramentas são de fundamental importância para regulamentar o trânsito. Se não forem as multas teremos uma anarquia no sistema viário.
– MAS EU FUI MULTADO POR PASSAR EM UM RADAR A 45 km/h!
– MEU SENHOR, VC ESTAVA EM FRENTE A UMA ESCOLA E DEVERIA ESTAR PASSANDO A MENOS DE 30!
Os agentes de trânsito devem multar mesmo, multar pela falta de cinto de segurança, multar por dirigir ao telefone, e multar inclusive as pessoas que não dão seta para fazer uma conversão. Afinal de contas, partimos do pressuposto que todos que dirigem fizeram autoescola e foram orientados sobre a legislação de trânsito.
Ilhéus vai começar a discutir a mobilidade urbana de forma participativa, e todos devem fazer parte desta discussão, se manifestado da forma que for possível. Vamos diminuir a pressa e aumentar o respeito.
Germano Johansson é morador de Ilhéus e leitor atento do ILHÉUS 24H.