É deprimente a situação da rede básica de saúde em Ilhéus. A redação do Blog Ilhéus24h recebe várias queixas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referente à falta de médico nas unidades de saúde.
Quem recorre a unidades de saúde, Hospital Regional, São José e Coci reclamam que não conseguem sequer atendimento de médico cirurgião. Quem procura médico, roda, roda, roda e acaba pagando no hospital particular.
Hoje, um paciente que precisou de atendimento no Hospital Regional, após ter sofrido um corte, foi informado que não tinha médico cirurgião. Recorreu à Coci, no Malhado, e foi informado que não tinha médico. Em seguida, se dirigiu ao Hospital São José e, também não tinha cirurgião. Restou pagar uma quantia de R$ 458,00 reais para receber três pontos na mão, em um hospital particular.
O Estado da Bahia e a Prefeitura de Ilhéus precisam garantir o atendimento contínuo e ininterrupto de urgência e emergência dos hospitais do município de Ilhéus, com a presença na unidade, 24 hs, com clínico médico, pediatra, cirurgião geral, ortopedista e anestesista, conforme prevê o artigo 2º da Resolução 1.451/95 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que define os parâmetros mínimos a serem atendidos pelas unidades nos serviços de urgência e emergência.