ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PRESTE ATENÇÃO NAS DICAS DE REDAÇÃO DA PROF DULCE GOMES, DESTA SEMANA!

A prova de Redação do ENEM, exigirá de você, a produção de um texto em prosa, do gênero Dissertativo-Argumentativo, a respeito de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Tendo em vista que os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências desenvolvidas durante, não só os anos de escolaridade, mas de toda bagagem cultural adquirida ao longo de sua vida, atribua ao seu cotidiano, a leitura e o treino da escrita.

Acredite! Esta história que para escrever um bom texto, precisa de inspiração é ultrapassada e não é verdadeira. Para se ter uma ideia clara a respeito disso, necessita-se de 90% de transpiração e 10% de inspiração. Viu só? Toda habilidade deve ser aprimorada através da prática e esta regra serve também para Redação. Então, o mais importante é dar o 1º Passo e acreditar em você! Para isso, estarei contribuindo com algumas dicas. Preste bem atenção, pois elas servem para todos e, principalmente para você, leitor que está desacreditado de si mesmo. Vamos lá!

Neste gênero-textual; Dissertativo-Argumentativo, você deverá defender uma tese – proposição para um debate a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. E, na parte final, você deverá elaborar uma proposta de intervenção, ou seja, que apresente possíveis soluções e sugestões para o problema, sempre respeitando os Direitos Humanos.

A Dica desta semana inicia-se com Tópico Frasal, que é a ideia central do parágrafo, também chamada de frase-síntese ou período-tópico. Este período orienta ou governa o resto do parágrafo e é através dele que nascem outros períodos secundários.

O Tópico Frasal ajuda o leitor a entender o raciocínio do escritor e introduz o assunto, ou seja, ele é responsável para despertar a curiosidade no leitor em continuar a leitura. Segue abaixo alguns exemplos de Tópico-Frasal:

– Declaração Inicial – Afirmação ou negação que, no desenvolvimento do parágrafo, deve ser justificada ou fundamentada.

Exemplo: Egoísmo, irresponsabilidade e traços mais que meramente vestigiais de irracionalidade: essas são as únicas explicações cabíveis para tentar justificar o que leva uma pessoa que consome bebida alcoólica a dirigir e pôr em risco a sua e outras tantas vidas.

– Definição: É a apresentação de um conceito.

  Exemplo: A Arqueologia é uma ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios materiais deixados pelos povos que habitam na terra.

– Alusão Histórica – Inicia-se o parágrafo fazendo referência a um fato histórico.

Exemplo da técnica de alusão(comparação):

Em 1822, aos 7 dias do mês de Setembro, o Brasil conseguiu sua tão almejada independência, depois de vários heróis, como Tiradentes, darem seu sangue para verem o país livre.

– Interrogação: Neste tipo de tópico, o autor faz uma pergunta que tenha força e que esteja dentro do tema.

Exemplo: Diante de tantos crimes contra a mulher brasileira, torna-se vital discutir: como assegurar a integridade física e psicológica dessas cidadãs e resguardar sua honra?

E, por hoje, é só! Espero que tenham gostado! Visite minha página no Face: Prof. Dulce Gomes.