É perfeitamente normal, que o aluno fique nervoso, quando chega a hora da Redação. Nesta hora, feche os olhos, tente se acalmar, respire e lembre-se que você é capaz de elaborar um bom texto. Basta seguir o roteiro abaixo:
Dica 1: Leia com atenção a Proposta de Redação! No tema: A Persistência da Violência contra a mulher, de 2015, a maioria dos alunos abordaram sobre a Violência contra a mulher, esquecendo-se da palavra-chave: Persistência, ou seja, por que continua a persistir a violência contra a mulher na cultura brasileira? Quais são as razões (causas): Sabe-se que a maior delas, infelizmente, é o pertencimento histórico de uma cultura machista, além das “brechas na Lei Maria da Penha”, que apesar de ser de extrema relevância para as mulheres na sociedade, ainda precisa aprimorá-la, principalmente, no que tange a segurança destas, que muitas vezes, saem da Casa de Proteção, desamparadas e sem saberem o que fazer e para onde ir.
Se por acaso, der o famoso “branco”, acione o modo escritor. Como? Comece a rascunhar uma “ tempestade de ideias” acerca do tema.
Por exemplo: A Persistência da Violência contra a Mulher
Mulheres com medo -> A persistência da -> Lei Maria da Penha
Inseguras -> Violência contra a mulher -> Casa de Proteção
Fragilizadas -> Violência Psicológica
Mídia -> Propagandas
Leia atentamente o que é solicitado, várias vezes se for possível! Entenda as orientações sobre o número de linhas exigido, o gênero solicitado, os textos motivadores e referências bibliográficas e observe as imagens e gráficos com muita atenção. Sempre funciona analisar as imagens, destacando a linguagem verbal da não verbal. Estabeleça a relação entre elas e o significado. Muitos alunos perdem pontos por não ter lido a proposta adequadamente. E é comum, os alunos que fogem do tema. Como no tema: “ Crack, cinco vezes mais potente que a cocaína, o mal que assola a sociedade brasileira”, a maioria concentra-se no tema drogas, esquecendo-se de abordar sobre o crack.
Outro fator muito importante e vale a pena lembrar: O candidato não pode repetir informações já dadas nos textos-base ou apresentá-las, de forma totalmente desordenadas, o que pode ser vista pela banca corretora, como incapacidade de interpretação textual e descontará pontos de acordo com o número de linhas utilizadas. Logo, ler a proposta de redação é o primeiro passo e o mais importante para escrever um bom texto.
Até a próxima semana!
Aproveite e curta minha página no Facebook: Prof Dulce Gomes. Cel. (73) 9 9918 7135.