Joilson Teixeira Rodrigues, apelidado de ‘Zarolho’, foi preso ontem (24) após uma denúncia anônima informando o esconderijo do criminoso no município de Canavieiras, localizado a 421 km da capital baiana. Ele tinha mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio cometido na cidade de Una, além de ser suspeito de praticar diversos mortes na região extremo sul.
Ele tentou fugir, mas acabou capturado pelos policiais do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 71º Companhia Independente de Polícia Militar (Canavieiras). Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Canavieiras, mas foi liberado por determinação judicial, com a revogação do mandado de prisão.
Há cerca de cinco meses à frente da unidade, o comandante da 71º CIPM/Canavieiras major Cláudio Iglesias, celebrou o aumento da produtividade policial na região. “Estabelecemos metas e seguimos o trabalho à risca. Estamos fazendo a Operação Distrito que atende a 18 localidades e tem combatido com firmeza a criminalidade”, ressaltou.
Estatística
No primeiro semestre de 2017, a 71º CIPM prendeu 70 pessoas em flagrante, enquanto em 2016 foram 50. O número de suspeitos encaminhados à DT também aumentou de 75 para 84. As tentativas de homicídio caíram de 25 para 21.
Os roubos a estabelecimentos comerciais saíram de 33 para 11, no mesmo período. A produtividade de 2017 inclui ainda a apreensão de 18 armas, de 90 veículos com restrições de roubo, de 10 quilos de drogas e nove reintegrações de posses.
O comandante também ressaltou a parceria com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira) nas reintegrações de posses na região. “Essa operação tem tido muita aceitação na cidade, esse ano ainda estão previstas mais duas reintegrações de terras aqui em Canavieiras”, contou o major.
Avanços
Na última sexta-feira (20), o governador Rui Costa inaugurou a Base Avançada da Cipe/Cacaueira no município de Ibicaraí. A unidade, fruto de parceria com o município, atenderá toda a região do Extremo Sul, em casos considerados de maior gravidade. Segundo o comandante da Cipe/Cacaueira, major Sandro Ferreira Lopes, a base vai auxiliar ainda mais nas operações conjuntas.
“Temos a Operação Dois Irmãos e ela tem refletido muito nos números, principalmente de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em Canavieiras e região”, ressaltou major Ferreira Lopes.