Presidente da Associação dos Moradores da Avenida José Luis da Fonseca e Adjacências (AMA Savoia), Luciana Pauletti destaca o esforço da entidade e dos moradores locais para que a recuperação da quadra poliesportiva, entregue no último final de semana, se tornasse realidade.
Ela explica que a ação fez parte de uma compensação voluntária da Coelba por conta de instalação de 95 postes em apenas 1,3 quilômetros de extensão da avenida, por onde passa um sistema de transmissão de alta tensão. A AMA decidiu procurar a Coelba e reivindicar uma compensação pela intervenção realizada que, para eles, alterou a qualidade da via pública, no bairro. Após os entendimentos, foi acordado com a concessionária distribuidora de energia, a compensação voluntária que envolveria a reconstrução da quadra poliesportiva pública ali existente e de uma praça, nas imediações.
Para tanto, foi necessário a participação da prefeitura de Ilhéus, a quem compete analisar o projeto, aprová-lo, autorizar e fiscalizar a execução da obra em área pública. Representando o município, o vice prefeito José Nazal atendeu à comunidade e deu o encaminhamento para que, a partir daí, a prefeitura adotasse as necessárias providências e acompanhasse o desenvolvimento das obras, executadas pela Coelba.
Na sexta (27), o dia da festa. A banda da Polícia Militar animou a solenidade de reinauguração. O bispo dom Mauro Montagnolli e lideranças evangélicas que residem no bairro abençoaram a iniciativa. Foram meses, anos de espera. Um sonho que, finalmente, pôde ser visto como realidade. Do lado de fora, uma arquibancada lotada acompanhava todos os detalhes da festa.
A nova quadra já está em funcionamento. No seu entorno a Coelba vai construir uma praça, cujo serviço já tem a autorização da Prefeitura. A quadra da Avenida José Luis da Fonseca e Adjacências também servirá como referência para que a Prefeitura execute projetos semelhantes de requalificação em outros bairros da cidade. De acordo com o diretor de Esportes, Danilo Rabat, além das quadras que já estão sendo construídas pela Prefeitura, outras quatro serão reformadas atendendo ao mesmo modelo de engenharia executado na Avenida José Luis da Fonseca.