O baiano Igor Nogueira, 21 anos, atleta autista que, em junho último, conquistou medalha de bronze no V Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, representa o estado na primeira etapa do Abu Dhabi Grand Slam – Jiu Jitsu World Tour 2017 – 2018, de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro.
Ele viaja com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que concedeu passagem aérea de ida e volta para competição. Igor será o único atleta baiano a disputar em duas categorias – convencional e parajiujitsu –, no campeonato.
Evento – Organizado pela Federação dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), o campeonato, no Brasil, é dividido em três etapas. A primeira, no Rio de Janeiro, acontece, agora em novembro, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A segunda, entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2018, em Guarapari, no Espírito Santo, e a terceira e última acontece entre os dias 24 e 25 de fevereiro, em São Paulo.
Ranqueando nas três etapas brasileiras, o atleta está, automaticamente, disputando medalha com os melhores do mundo na grande final do Campeonato Grand Slam, que acontece em abril de 2018, em Abu Dabi.
O atleta – Profissional desde 2015, Igor Nogueira é autista e fez do jiu-jitsu ferramenta principal para mudança da sua categoria de autismo, passando de moderado para leve. Assim, conquistou várias competições em 2016, como V Etapa do Campeonato Baiano da Federação Baiana de Jiu Jitsu, onde foi medalha de prata; medalha de bronze na VII Etapa do Campeonato Baiano da FBJJMMA e II Campeonato Baiano da Federação Baiana de Jiu Jitsu, onde foi medalha de bronze.