ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESTUDANTES BAIANOS VIAJAM A BRASÍLIA PARA ETAPA NACIONAL DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

A capital federal sedia evento entre 16 e 25/11, reunindo jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o Brasil.

A delegação baiana que irá representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em provas de modalidades individuais para faixa etária de 15 a 17 anos, embarca na noite de quarta-feira (15) rumo a Brasília. Responsável pelo deslocamento de todas as equipes, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cuidou de todos os detalhes para garantir uma viagem confortável e tranquila.

O grupo de atletas das modalidades individuais é formado por 61 jovens que representarão a Bahia em provas de judô, atletismo, natação, luta olímpica, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa. A delegação baiana, que viaja em voo charter pago pelo Governo da Bahia, conta, ainda, com a presença de sete oficiais da Sudesb (incluídos fisioterapeuta, jornalista, fotógrafo e chefe de delegação), além de 12 técnicos das modalidades.  Já a delegação de estudantes que irá disputar a Bahia nos jogos coletivos – basquetebol, handebol, futsal e voleibol – num total de 84 atletas, mais oito técnicos e oficiais da Sudesb, embarca na madrugada do dia 20 de novembro também em voo fretado. Ao todo, 145 estudantes de 30 escolas públicas e 15 privadas, de um total de 14 municípios, participarão da etapa nacional.

Mudanças em 2018 – Durante reunião preparatória realizada na semana passadao diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, anunciou mudanças na organização das seletivas baianas para o ano de 2018. Segundo informou em primeira mão, serão realizados jogos zonais, formando grupos por município, possibilitando, assim, uma maior participação do interior nas etapas seletivas e também na final, quando se classificam os atletas que representarão o estado nas etapas nacionais (12 a 14 e 15 a 17 anos), organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Este modelo irá tornar o processo mais democrático e mais equilibrado entre as escolas do interior e da capital. No primeiro semestre de 2018, já iniciaremos as competições neste formato. Apesar de toda a crise, o Governo do Estado está priorizando o esporte educacional, e isso é muito importante para os nossos jovens”, destacou o diretor, lembrando que para a realização dos jogos a Sudesb contará com o apoio das Secretarias de Educação e da Fazenda.

Além de Salvador, a delegação das modalidades individuais é composta por estudantes de Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari e Lauro de Freitas.