ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FISCAIS AMBIENTAIS RECEBEM TREINAMENTO DE GEOPROCESSAMENTO DE ANÁLISE AMBIENTAL

Fiscais ambientais da superintendência de Meio Ambiente de Ilhéus (SMA), setor ligado à secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), participaram de um curso denominado ‘Sistemas de Informação Geográfica Aplicados ao Meio Ambiente (SIG)’ ministrado pelo geógrafo Alessandro Marques, que também é diretor da ECONAMFI Projetos e Pesquisa. O curso visou capacitar os fiscais ambientais quanto ao uso de ferramentas de geoprocessamento voltados a análise ambiental.

Durante três dias, a equipe teve a oportunidade de conhecer ferramentas de SIG/ArcGis que agilizarão a gestão ambiental através da espacialização de dados georreferenciados. Segundo pesquisadores da área, a ferramenta vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados, pois permitem a maximização de informações coletadas. O último Censo de 2010, realizado pelo IBGE, utilizou-se do SIG para a coleta, armazenamento e tratamento dos dados colhidos.

Visão estratégica – O superintendente do Meio Ambiente, Emílio Gusmão, disse que o sistema tem se apresentado bastante eficaz para possibilitar aos gestores, uma visão mais completa sobre os municípios e auxiliando nas tomadas de decisões. “O sistema fornece uma infraestrutura para criar mapas e buscar informações geográficas. Na prática, as ferramentas ampliam de forma significativa a capacidade dos técnicos em propor estratégias de manutenção do Meio Ambiente, também na aplicação da fiscalização e da análise dos licenciamentos”, explicou.

Gusmão lembrou ainda que este curso já havia sido ministrado, apenas uma única vez para dois servidores do setor de licenciamento, quando a superintendência ainda era secretaria, mas garantiu que em breve, promoverá um outro curso semelhante a este, destinados aos fiscais que na época, não puderam participar. “Com esta capacitação, os fiscais terão mais um instrumento para o planejamento, implementação e gestão de políticas públicas, priorizando o atendimento ao cidadão, melhorando a qualidade de serviços à população”, conclui o gestor.