Muita emoção e determinação marcaram a participação dos atletas da Bahia no terceiro e último dia de provas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, encerrado neste domingo, 19, em Brasília. Em provas decisivas, os jovens baianos faturaram o ouro e a prata, na luta por equipes do judô masculino e feminino, respectivamente; a prata, numa disputa acirrada no jogo de vôlei de praia, dupla masculina; e uma medalha de bronze, até então inédita, na luta olímpica, categoria por equipe mista. Com esses números, a delegação da Bahia das modalidades individuais despede-se dos Jogos Escolares com um saldo de dez medalhas.
Nos dois primeiros dias, atletas de judô já haviam conquistado uma medalha de ouro e quatro de bronze, sendo, portanto, a modalidade individual que mais medalha deu à Bahia nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
O número de medalhas assegurado por atletas de 15 a 17 anos é o mesmo do ano passado, com um diferencial importante: o ouro e a prata no judô por equipes era algo inédito até então, assim como o bronze por equipe na luta olímpica. Outra novidade desta edição foi a conquista da prata pelo vôlei de praia, sendo a primeira medalha da Bahia nessa modalidade esportiva.
Com esses resultados, o judô masculino e feminino da Bahia, na faixa etária de 15 a 17 anos, passa a integrar a primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, assim como o vôlei de praia masculino. Além de passar a fazer parte da categoria elite dos Jogos Escolares, cada um dos atletas que conquistaram o ouro e a prata passam a ter direito ao benefício do Bolsa Atleta, do Ministerio do Esporte, no valor de R$390,00, durante dez meses. O recurso é para ajudar na preparação técnica dos jovens.
Modalidades coletivas – Com o encerramento da participação das modalidades coletivas, entram em cena os jogos coletivos. A delegação da Bahia já está em Brasília, com 84 atletas das modalidades de handebol, basquetebol, voleibol e futsal. Os jogos terão início amanhã e seguem até sábado próximo, 25 de novembro.
Todas as duas delegações viajam em voo charter, contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também oferece uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.
Veja lista de medalhistas:
JUDÔ
01 Medalha de Ouro
Ronaldo Fiúza Borges (Colégio Manoel Devoto) / Salvador
01 Medalha de Ouro
Categoria por equipe Masculino:
Pedro Souza de Azevedo (Colégio Cândido Portinari) Arnou Sena Netto (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Canavieiras) Luiz David de Souza (Colégio Estadual Antônio Balbino, de Madre de Deus) Gabriel Alves Matos (Colégio Estadual Manoel Devoto) Ronaldo Fiúza Borges (Colégio Estadual Manoel Devoto)
01Medalha de Prata
Categoria por equipe Feminino:
Ana Karolina Santana da Silva (Colégio Estadual Antonio Balbino) Priscila Guerreiro (Colégio Perfil)
Ana Paula Tártari (Colégio Sartre COC) Rachel Rocha Silva (Colégio Oficina de Vitória da Conquista) Gabrielle Santos de Santana (Colégio Estadual Régis Pacheco, de Jequié)
04 Medalha de Bronze
Arnou Sena Lôbo Netto (Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães)/ Canavieira
Ana Karolina Santana da Silva (Colégio Estadual Antônio Balbino) / Salvador
Ana Paula Tártari (Colégio Sartre COC – Monet Vilas) / Salvador
Priscila Guerreiro Santos (Colégio Perfil) / Salvador
VÔLEI DE PRAIA
01 Prata
Cleiton Diego Negris de Sousa e Jackson Vitor Paim (ambos do Colégio Estadual Edvaldo Brandão) / Salvador
ATLETISMO
01 Bronze
Thaís Souza Martins (Escola Municipal Luís Ferreira Matos) / Jaguarari
LUTA OLÍMPICA
01 Bronze
Categoria por Equipe:
Maria Fernanda Uzeda da Silva (Colégio Sarte COC – Monet Vilas) Thifane Graziele de Oliveira (Colégio Estadual Abílio César Borges) Anna Luísa Monteiro (Colégio Municipal Paulo VI)
João Ataíde Correia (Colégio Estadual Abílio César Borges)
Messias Marques Magalhães (Colégio Estadual D. Jenny Gomes)
Inácio Carvalho de Pureza (Colégio Estadual Abílio César Borges)