O clima natalino tomou conta da população ilheense, durante os dois dias do Natal Solidário realizado pela Prefeitura de Ilhéus, com a iniciativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela e Olivença. Ao todo, mais de mil pessoas entre usuários dos serviços e comunidade assistiram as apresentações dos corais pertencentes aos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Jingle Bell, Alleluia, Bate o Sino, Noite Feliz e Vem chegando o Natal” foram algumas das canções apresentadas.
Para abrir a programação, a Banda da Polícia Militar do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) executou seu repertório clássico especial de Natal. Na sequência, os grupos de dança SCFV foi uma atração a mais. O poema “Ser Nordestino”, foi declamado pelo presidente da Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia (APRISUL), Carlos Antônio Machado. Já o pastor Charles, membro da ONG Ir, agraciou a todos com o poema “Recomece”, do autor Bráulio Bessa.
Ao destacar a performance das apresentações, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre reafirmou seu compromisso em promover um ambiente de sociabilidade, integração e assistencialismo a cada membro da comunidade. “Estamos trabalhando diuturnamente no sentido de fortalecer os serviços públicos para a população de Ilhéus. Além disse, garantir direitos e políticas públicas sociais que levem o acesso ao lazar, a cultura e principalmente a educação”, frisou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, destacou que “o Natal é um momento importante para todas as famílias. É o encontro de amigos, colegas e também do momento de fortalecer vínculos, de promover a solidariedade e o acolhimento”, disse.
“É um momento para toda a família. As apresentações foram emocionantes. Para assistir, trouxe meus filhos, minha irmã e minha sobrinha, afinal é um momento para toda a família”, opinou a moradora do Alto Bela Vista, Isis Souza que estava acompanhada dos seus quatro filhos, uma irmã e uma sobrinha.
Integração – Momento emocionante para a usuária dos serviços, Gina Lúcia que demonstrou estar emocionada ao ver o seu filho Ítalo Oliveira, participar do grupo de dança. “É muito bonito ver meu filho totalmente integrado se apresentar. Fico feliz com a ajuda que o CRAS fornece, pois além de facilitar o desenvolvimento, afasta meu filho das ruas e garante mais acesso a educação e a cultura”, comemora.
Os eventos ocorreram no Centro de Educação Estudos e Pesquisa (CEEP), no Malhado; também na Igreja dos Mórmons, no Teotônio Vilela; no CRAS Sul, no Centro Evangelístico Nova Vida e no CRAS Oeste, Escola Municipal Banco da Vitória. Os CRAS são a principal porta de acesso a SDS. A secretaria é um órgão público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade. Em Ilhéus, as unidades estão situadas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Olivença, Savóia, Teotônio Vilela e Banco da Vitória.