Além das belas praias, Ilhéus, possui outros atrativos especiais. O Bataclan, o bar Vesúvio, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Museu da Piedade, a Catedral de São Sebastião. O município dispõe ainda de variadas opções de turismo ecológico com a Estrada do Chocolate. Segundo os especialistas, a cidade está entre as 13 zonais turísticas mais belas do estado. Diante deste cenário promissor, o Rio de Janeiro, terceiro mercado emissor de turistas para a Bahia, recebe mais um incentivo para manter o interesse no estado. Sediou ontem (22), o 11º Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), no Centro de Convenções Bolsa do Rio, cujo tema foi “Amazonas – Viva Essa Experiência”. A feira conta com cerca de 60 expositores de todo Brasil.
Presente no evento, a Bahiatursa apoiou o trade turístico baiano na comercialização do produto Bahia e proporcionou a atualização profissional dos agentes com a antecipação de tendências, lançamento de produtos para a próxima temporada e negociação direta com os diretores das empresas expositoras. Diogo Medrado é o superintendente da Bahiatursa. Ele lembra que a Bahia “tem mais de mil quilômetros de litoral e Ilhéus possui o litoral mais extenso do estado com quase cem quilômetros de belas praias, além de uma variedade de opções para o turista que deseja ir à cidade repousar”, argumenta.
Ilhéus – O secretário interino de Turismo de Ilhéus, Hélio Ricardo de Jesus, destaca que “os atrativos naturais do município e que a cidade possui um verdadeiro santuário ecológico, incluindo uma das maiores florestas urbanas do Brasil, manguezais, lagoas, rios, ilhas, restingas e imensa diversidade de fauna e flora”, detalha. O gestor explica ainda que as praias são a principal atração turística da cidade. “Elas são divididas entre Norte, Centro e Sul. As praias do Norte, possuem uma grande extensão de areia e ainda preservam áreas pouco habitadas e frequentadas. Já as praias do Sul são procuradas por seus quiosques e hotéis”.
Ainda segundo Hélio, os atrativos do Centro, Malhado, Avenida Soares Lopes e Cristo, costumam receber praticantes e amantes dos esportes. “Nessa localidade está o Porto de Malhado, entrada para uma grande parte dos turistas que visitam a cidade, por meio de navios. Os equipamentos ligados ao ecoturismo, praias, pesca esportiva, turismo de eventos, hotelaria, gastronomia e a temporada de cruzeiros, são as marcas da nossa histórica Ilhéus, a cidade romance do Brasil”, acrescenta Hélio Ricardo.
O Encontro Comercial Braztoa é um dos mais proveitosos do Brasil no segmento do turismo e recebe cerca de 800 agentes de viagens do país. Também, colaboradoras de empresas com representação de produtos e destinos, responsáveis por estimados noventa por cento dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.