A partir do mês de abril, quando começam as novas entregas do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), os Agricultores familiares que atuam no município de Ilhéus, passarão a contar com um atendimento médico voluntário. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Pesca (Seap) e Saúde (Sesau), com o objetivo de prestar atendimento gratuito e humanizado para pessoas com dificuldade de acesso à saúde. O médico clínico-geral Márcio Cunha é voluntário na ação. Ele conta que “enquanto são realizadas as entregas, atenderemos de forma gratuita em um dos dias de atividades do PAA”, ressalta.
A ação contará com uma técnica de enfermagem para auxiliar o atendimento. O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Valmir Freitas destaca de forma positiva a iniciativa, uma vez que o público-alvo, são pessoas com dificuldade de acesso a serviços médicos. Para ele, “poder contar profissionais da saúde dispostos a doarem uma hora do seu dia, é motivo de bastante alegria. As horas doadas por cada especialista não costumam ultrapassar quatro horas semanais, mas ajudam muito no atendimento de pessoas carentes”, opina.
Sobre o PAA, o titular da Seap, acrescenta que “o objetivo do programa é melhorar a segurança alimentar e nutricional dos beneficiários, além das entidades sócios assistenciais, assim como, fortalecer os agricultores familiares ilheenses”. O PAA é uma parceria do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e a Seap e vai beneficiar cerca de 308 agricultores familiares, que terão seus produtos adquiridos in natura pelo programa. O total da produção adquirida será dividida e repassada, imediatamente, às 21 entidades sócio-assistenciais cadastradas.