Todos os anos é assim. Casados de um lado, solteiros de outro. Homens e mulheres em campo. Na sexta-feira da Paixão, jogos de futebol reúnem moradores e nativos de Olivença, em Ilhéus, na praia de Batuba, uma das mais conhecidas e frequentadas do litoral sulbaiano. Se a prática esportiva é o chamariz, o almoço entre as famílias, após o jogo, é o grande momento da confraternização.
Os organizadores explicam que esta é uma tradição na comunidade. “É um evento que vem sendo passado por algumas gerações”, explica o secretário de Comunicação, Alcides Kruschewsky, que representou o prefeito neste evento. A deputada estadual Ângela Sousa também prestigiou a iniciativa, acompanhada pelo diretor de Esportes da Prefeitura, Danilo Rabat.
O Jogo Centenário – como é conhecido o evento – reúne jovens, crianças e adultos para torcerem para seu time preferido, sem rivalidade, apenas como forma de confraternizar e manter viva a tradição esportiva na bela e paradisíaca Olivença. A Prefeitura de Ilhéus apoiou a iniciativa.