Dona Domingas Maria de Jesus, de 64 anos, era só elogios à administração municipal. “Tá de parabéns! Tem mais de 10 anos que este posto não vê uma reforma. Cansei de chegar às 4 horas da manhã, pegar fila para marcar uma consulta”, lembrou. Depois de ter assinado ontem, a Ordem de Serviço para reforma total da Unidade de Saúde do Basílio, na manhã de hoje (5), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, autorizou a reforma do Centro de Saúde Euler Ázaro, no Teotônio Vilela. As obras compreendem os serviços de conservação e manutenção preventiva e corretiva, com previsão de conclusão para junho deste ano. Enquanto a unidade de saúde estiver em reforma, os atendimentos à população vão acontecer na sede da associação de moradores do bairro, que fica logo ao lado do prédio público.
As obras integram a lista de reformas anunciadas pela administração municipal, que prevê a recuperação, com recursos próprios, de 10 Unidades Básicas de Saúde do município, um investimento de 2,2 milhões de reais. Em seu discurso, o chefe do executivo municipal fez questão de ressaltar as parcerias com o governo do estado e Câmara Municipal. “O ideal para o funcionamento do sistema de saúde na cidade é a gestão conjunta de todos esses atores. Não seria possível reconstruir uma Atenção Básica com 16 por cento de cobertura e colocá-la em 42, não fossem as parcerias entre os poderes para retirar a cidade onde se encontrava. Hoje, a realidade é outra. Estamos mostrando à população, o peso da saúde numa gestão que coloca a vida do cidadão em primeiro lugar”, destacou Mário Alexandre.
Saúde na prevenção – “Temos a projeção de chegar ao final do ano com a cobertura de 50 por cento da Atenção Básica da Saúde e ampliá-la para 80, até o final da administração. Bem além do que encontramos, com insignificantes 16 por cento. Continuaremos trabalhando com a descentralização da assistência aos hipertensos, diabéticos, tubérculos, com os portadores de hanseníase, sífilis e de outras patologias que podem ser tratadas nos postos”, assegura a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira. Entendendo assim, salienta a gestora, “iremos garantir a qualidade da saúde através da prevenção, o que fará com que o município tenha gastos maiores, mas, acima de tudo, poder ofertar mais dignidade no atendimento a quem realmente precisa”.
Na visão da secretária, a população, por sua vez, tem um papel importante na gestão municipal. Ela ressaltou também que o planejamento de ações no Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local, dependerá de recursos próprios do município e dos repassados pela União e pelo estado. “Para além disso, em todas as ações, temos buscado o apoio das associações de moradores, dos vereadores representantes dos bairros, justamente com o objetivo de preparar a população local no enfrentamento da mudança, afinal, toda mudança, de certa forma, pode causar um transtorno”, acrescenta Elizângela Oliveira.
10 mil pessoas atendidas – De acordo com o último censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Teotônio Vilela, localizado na zona oeste da cidade, concentrava uma população de pouco mais de 20 mil pessoas. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde (Sesau), o Posto Euler Ázaro, é responsável pelo acompanhamento de mais de 10 mil pessoas, com atendimentos de pré-natal, planejamento familiar, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do homem e saúde da criança além de exames preventivos, consultas, palestras e atendimentos médicos.
Já a presidente da Associação de Moradores do bairro, Macláudia Sá avalia que “o bairro, nos últimos anos, é considerado como um dos mais populosos da cidade segundo estimativa do IBGE, e, portanto, há uma grande necessidade não só de estrutura física, mas que tenha um bom funcionamento com bons profissionais nas principais especialidades, atendendo as inúmeras demandas da comunidade. Como o bairro é grande, é de extrema importância a reforma de um equipamento como este”, registra.
Enquanto autoriza novas obras, a reforma em alguns postos está adiantada. É o caso do Hernani Sá, na zona sul, e a antiga Policlínica da Conquista, que vai abrigar o quarto Pronto Atendimento 24 horas da cidade. As duas obras devem estar concluídas em maio. O ato ocorrido pela manhã de hoje, contou com a presença dos vereadores Paulo Carqueja, Ery Bar, Pr. Matos, Abraão Oliveira, Makrisi Sá, Fabrício Nascimento, Paulo Meio Quilo; dos secretários municipais, Alisson Mendonça e Sérgio Souza, do superintendente de obras, Átila Dócio, além de lideranças da comunidade beneficiada.