A Rede Amostral de Monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhista.
De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
Praias impróprias: Periperi (Na saída de acesso à praia após travessia da via férrea), Bonfim (Ao lado da quadra de esportes, em frente a rampa de acesso a praia), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Ondina (Situada próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José), Pituba (Atrás da Praça, antigo Clube Português), Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (Em frente ao posto Salva Vidas), Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe).
Praias impróprias: Cabuçu (Em frente as barracas), Cações (Próximo à Escola Ruy Barbosa, e a Igreja Nossa Senhora Coração de Jesus), Coroa (Em frente as barracas da praia) e Gameleira (Em frente a Cruz da Gameleira).