ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

‘NÃO SE CALE, REAJA’, DIZ MULHER QUE RECEBEU MEDIDA PROTETIVA CONTRA EX-NAMORADO APÓS DENÚNCIA EM REDE SOCIAL

Depois da postagem, Justiça concedeu o pedido da medida protetiva, feito pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A autônoma Maria Carolina Matos de Moura, moradora do distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, sul da Bahia, disse em vídeo para que as vítimas de violência não deixem de denunciar os casos e reajam. Ela usou as redes sociais para compartilhar ameaças e perseguição do ex-namorado, após ele tentar invadir a casa onde ela mora com os três filhos.

Depois da denúncia, a Justiça concedeu o pedido da medida protetiva na terça-feira (17), feito pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que por sua vez foi acionado pela vítima.

“Não se cale, reaja. (…) Para você que é menor, que é adolescente, que está em uma fase muito tenra, diz para sua mãe o que está acontecendo. A sua mãe não vai advinhar que o cara do mercadinho está segurando seu braço quando você passa. Fala e se liberta, porque essa vergonha não é sua, esse medo não é seu”

Ela denunciou o caso à polícia desde março do ano passado, quando o ex-namorado ameaçou ela de morte. A polícia chegou a pedir medida protetiva para a víitma, mas não obteve resposta do Judiciário.

A desembargadora responsável pela proteção da mulher no Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Brito, disse que a demora pra conseguir a medida protetiva no caso de Maria Carolina aconteceu por causa da falta de juiz e servidores na Vara de Porto Seguro.

Além do MP e da polícia, a medida protetiva pode ser pedida pela mulher agredida também na Defensoria Pública do Estado.

Neste ano, as três varas judiciais de Salvador especializadas no assunto receberam 671 pedidos de medida protetiva, 584 foram concedidos. As outras quatro varas que cuidam de casos do interior (Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro), incluindo a Vara de Porto Seguro, receberam quase 1.458 pedidos e concederam 1096, 75% do total.

Denúncia

O caso foi postado no último dia 11 de abril e teve mais de seis mil compartilhamentos. Maria Carolina Matos de Moura fez um relato no Facebook para explicar aos vizinhos que ouviram a discussão entre ela e o ex-namorado, depois que acordou com ele tentando quebrar a janela de casa.

A publicação acabou tendo mais repercussão do que esperava, até de pessoas desconhecidas. Ela fez novas postagens e também enviou vídeos que mostram o ex-namorado tentando invadir a casa dela.

“Meu nome é Maria Carolina Matos de Moura, (…) moro em Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – Bahia estou sendo vítima de perseguição e ameaça por parte de ex namorado (menos de 1 ano de relação), e o mais importante de tudo é: não vou aceitar! Não vou me calar! E se invadir minha casa de novo vou reagir”, disse ela em uma das postagens.

Em conversa com o G1, Carolina disse que a perseguição era constante e começou desde que terminaram a relação pela primeira vez, em março do ano passado, quando ele fez uma ameaça de morte e xingou ela. Um mês depois, em abril de 2017, eles reataram o relacionamento e fizeram uma viagem. Foi quando ele dirigiu de maneira perigosa e voltou a ameaçá-la.