ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

O LAMENTÁVEL ABANDONO DA PISTA DE SKATE

Com a pista sem condições de uso, jovens estão impedidos de praticar o esporte
Com a pista sem condições de uso, jovens estão impedidos de praticar o esporte

Investir seriamente no esporte nunca foi um dos fortes das últimas gestões municipais. Vale ressaltar que quando nos referimos à investimentos, não quer dizer apoio para babas de fim de semana, nem patrocínio para torneios nos distritos. Se é que isso ocorre.

Investir de verdade no esporte é utilizar verbas públicas para a criação de projetos que visem transformar tal seguimento em uma ferramenta de cunho social, capaz de ajudar na educação de crianças e adolescentes, mostrá-los valores hoje em dia em desuso e, em especial, livrando-os dos tortuosos caminhos das drogas e da marginalidade.

Em Ilhéus o poder público municipal além de não ajudar, atrapalha. Pelo menos no caso lastimável envolvendo o estado da pista de skate, situada na avenida Soares Lopes.

Erigida na gestão de Valderico Reis, não demorou a apresentar problemas de estrutura, a exemplo de rachaduras em vários pontos. Durante o governo Newton Lima, a cerca de três anos, ela, já perigando ruir, foi parcialmente demolida, com a promessa de que seria reconstruída. O que não aconteceu.

A atual gestão até o exato momento não se manifestou sobre a situação, e a pista segue entregue às traças. Azar das centenas de jovens skatistas da cidade, que estão privados de praticar a modalidade esportiva.

Vale ressaltar que, tal qual o surfe, Ilhéus é celeiro de bons atletas no skate, que se destacam a nível estadual. Mas hoje, eles sofrem com a situação de abandono do espaço e estão ficando para trás. Novos talentos também estão deixando de surgir, como na época em que a pista estava apta para o uso.

Lamentável.