ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

O PRESENTE DA CIDADE

Por Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus
jabes risadaQuando concordei em concorrer pela quarta vez à Prefeitura de Ilhéus, sabia que tinha pela frente uma longa e dura jornada para devolver a dinâmica social, econômica e cultural do município e resgatar a autoestima da população, que parecia não mais ver soluções para os graves problemas que se enraizaram nos últimos anos. Sabia que o desafio não era apenas administrativo, dizia respeito também à retomada da credibilidade do município junto às esferas Federal e Estadual, sem a qual não seria possível conseguir o apoio necessário para trazer os benefícios que Ilhéus tanto precisa.  
Neste aniversário de Ilhéus, com a assinatura, pelo governador Jaques Wagner, da ordem de serviço para a construção da nova ponte que ligará o centro à região sul, damos mais um importante passo para ultrapassar aquela barreira do descrédito que travava o desenvolvimento do município. Fomos ao governador, explicamos nossa situação, pedimos urgência, e hoje estamos celebrando este presente.
A construção da primeira ponte estaiada da Bahia é de fato um presente para a cidade. Um presente tão esperado, que vai promover melhorias na mobilidade urbana e colaborar com o transporte de cargas aqui no sul e, posteriormente, em todo o Estado, com a implantação da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul. A ponte já é uma realidade. Já faz parte do presente da cidade.
Graças ao êxito da nossa parceria com o Estado, podemos dizer que também já fazem parte do presente da cidade o novo Hospital Regional, uma Unidade Básica de Segurança e um Núcleo do Sistema Baiano de Incubação, que fortalecerá as atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi). Todos projetos prontos para ser implantados. E já está em fase final o projeto executivo para a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado.
Temos um diálogo permanente com pastas importantes do governo Federal, obtendo apoio para iniciativas como o saneamento da Bacia do Pontal e a retomada do programa Viva o Morro (incluídas no cronograma de verbas do PAC II), e buscamos incluir Ilhéus no programa Cidades Digitais. Já iniciamos a construção do Centro Educacional Unificado das Artes e dos Esportes, com recursos do PAC II, e demos continuidade às obras de Requalificação da Orla Sul, paralisadas desde meados do ano passado, e garantimos duas Unidades de Pronto Atendimento (nas zonas Norte e Sul).

 Para superar a crise, buscamos apoio também junto a parlamentares. E a partir desse esforço é que já conseguimos recursos para a reforma do Teatro Municipal e estamos nos empenhando para recuperarmos o prédio do General Osório, devolvendo àquele sítio histórico de Ilhéus a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público.
É preciso salientar que desde janeiro tomamos medidas administrativas importantes para assegurar a prestação de serviços públicos, reduzindo gastos abusivos: reduzimos as despesas com a folha de pagamento, buscando enquadrar o município nas determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal; aplicamos parte dos recursos do IPTU para quitar débitos deixados pela gestão anterior; pagamos dívidas junto ao Ministério da Educação, sem o que não poderíamos oferecer merenda e transporte aos nossos estudantes; estamos pagando os salários atrasados pela gestão passada e regularizamos os vencimentos deste ano.
Ante a complexidade dos problemas, sentimos ser imprescindível convocar toda a sociedade organizada ilheense, para enfrentarmos de forma conjunta a situação e pensarmos um modelo ideal de gestão do município. Nasceu, assim, o “Pacto por Ilhéus”, para ser um fórum de debates e discussões transparentes e profundas acerca do futuro do nosso município. Os desafios que ainda existem são imensos, daí a importância da manutenção deste diálogo permanente com a sociedade organizada e da necessidade de estarmos com os ouvidos e a mente atentos e abertos aos clamores e manifestações de todos os segmentos sociais.
Tenham a certeza! Estamos atuando com muito empenho para refazer nossa Ilhéus. E, repito, hoje está sendo dado um importante passo para a concretização do nosso sonho. Está aí, iniciamos a construção da primeira ponte estaiada da Bahia.
A ponte é nossa. Parabéns Ilhéus.
Este é o presente que vamos celebrar sempre!