O “Projeto Escola Segura”, realizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Administração, do Comando da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, nasceu com o intuito de melhorar a segurança no entorno das unidades educacionais de ensino público. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (29) a gestores de escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade. O encontro aconteceu no auditório da auditório do Centro Administrativo, no bairro da Conquista.
O secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Souza, representou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, no evento, que contou ainda com a presença do Comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira e da secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira. Houve uma apresentação de crianças que são alunas de Jiu-Jitsu da GCM, que exibiram um número de defesa pessoal. Também uma peça alegórica de teatro-mudo foi encenada por membros da guarda que narrou as concepções para os diversos significados do “Proibido Mexer”.
Prevenção e promoção – A solenidade de lançamento foi mediada pela 68ª Comando de Polícia Militar (CPM) através do Capitão PM Márcio Henrique Chagas Carvalho, que representou o Comandante da 68ª CPM, o Major PM Robson Farias. Criado pela Guarda Civil Municipal, o programa prevê a aplicação de ações práticas nas escolas da Rede Municipal, com a prevenção e promoção de cultura de paz, além de ações de qualificação e treinamento de pessoal para atuação no ambiente escolar. De acordo com a GCM, foram implantadas rondas escolares sob a jurisdição da 68ª CPM, nos bairros da Conquista, Malhado e Princesa Isabel no início deste mês.
O Capitão Henrique comemora os resultados alcançados depois da ação de rondas nas escolas. “Na cidade de Ilhéus, tem decrescido significativamente. Algo em torno de 80 por cento”. A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira ressalta a importância da ação pacificadora da polícia. “As escolas têm sofrido ações de vândalos, com arrombamentos e roubos. Além disso, apedrejamento do transporte escolar. O projeto visa diminuir a violência que atinge não só as escolas, mas também famílias e a sociedade”, enfatizou Eliane.
Paz sim, violência não – Já o Comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira, ressalta a importância de uma ação preventiva. “Estamos fazendo a guarda preventiva e comunitária. Iniciamos agora com a ronda escolar com equipe multidisciplinar, através de palestras dentro do ambiente escolar. A ação visa ainda promover ações preventivas de segurança, embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e nos princípios teóricos e práticos voltados para a cultura da paz e da não violência”, disse.