ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

INICIATIVAS MARCAM COMEMORAÇÕES NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, EM ILHÉUS

Com o objetivo de alertar toda a sociedade sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, a Prefeitura de Ilhéus elaborou algumas iniciativas para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em todo o mundo. A programação teve início na tarde desta terça-feira (5) no auditório do Centro Administrativo, no bairro da Conquista, com a presença de autoridades municipais, institucionais, conselheiros e representantes da sociedade civil. Palestras, exposições sobre o tema e um Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado entre o município e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre comemorou os avanços na preservação do meio ambiente e as ações de desenvolvimento sustentável no município. Ele disse que “não seria possível pensar o assunto sem o diálogo entre as instituições como universidades, Câmara Municipal, entidades socioassistenciais, cooperativas e a Maramata estreitam os laços em prol da região”. Mário Alexandre apontou a Rodovia Jorge Amado como um “corredor do conhecimento”, que abriga a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além da Faculdade Madre Thais (FTM).    

Eficiência ambiental – Durante a solenidade, a nova superintendente do Meio Ambiente, Joelia Sampaio apresentou o Plano de Trabalho do órgão para o exercício do segundo semestre deste ano. Na oportunidade, ela disse que o município trabalha para cumprir as metas para a melhoria da eficiência do controle ambiental. “Nesse ínterim, o nosso dever também é sensibilizar a comunidade a respeitar a natureza, estimulando o pensamento sobre o equilíbrio ecológico do planeta”, disse. Para marcar a data, foi lançado o Projeto de Arborização Urbana que objetiva consolidar na comunidade, conceitos de sustentabilidade ambiental por meio de suas inter-relações com o ecossistema urbano.

Para a reitora da UFSB, a professora Joana Magalhães apontou para os desafios dos próximos anos. Para ela, as instituições são importantes nestas discussões e execuções e precisam ser demandadas em prol de um fortalecimento regional. “Diante desse aspecto, assumimos o compromisso em pensar e preparar o lugar onde vivemos e o lugar que queremos deixar para as próximas gerações. Como arborizar mais os nossos espaços para que de fato esta data possa ser comemorada com excelência? Este acordo abre de fato uma grande porta para o desenvolvimento da nossa região”, frisou.

Mais um convênio – O pró-reitor de extensão da Uesc, Alessandro Fernandes ressaltou que a questão do meio ambiente é Supla-classista e Supla-partidária, pois interessa e atinge a todos de um modo geral. “Por mais de 20 anos, a Uesc foi a única instituição de ensino superior da nossa região e, durante os próximos anos, vai construir, junto as públicas e privadas um modelo de interação com a sociedade. Para isto, a universidade também está à disposição para firmar este convênio através dos cursos do departamento de ciências agrárias, mas também com os cursos de mestrado e doutorado e Desenvolvimento em Meio Ambiente”, detalhou. Para concluir as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os convidados acompanharam o do plantio de uma árvore como marco inicial do Projeto de Arborização Urbana, na área externa do Centro Administrativo.

A solenidade contou ainda com a presença do vereador Gil Gomes que representou o seu presidente, Lukas Paiva; do presidente da Fundação Livre do Mar e da Mata (Maramata), Lucas Xavier; dos secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Alisson Mendonça; de Serviços Urbanos, Hermano Fahning; de Infraestrutura, Átila Dócio; de Relações Institucionais, Sérgio Souza; de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio, da presidenta do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça e da presidente da cooperativa de catadores de resíduos sólidos de Ilhéus (Coolimp), Deizimere da Silva Souza.