ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

COM SALÁRIOS ATRASADOS HÁ DOIS MESES, VIGILANTES DO HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU, EM ILHÉUS, FAZEM PARALISAÇÃO

Os vigilantes do Hospital Regional Costa do Cacau, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, estão com as atividades paralisadas desde a semana passada, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo sindicato da categoria.

De acordo com o sindicato, os salários dos trabalhadores estão atrasados há dois meses. A categoria alega também que não recebeu vale-transporte e nem vale-alimentação.

A paralisação começou no dia 16 de julho, conforme o sindicato. Desde então, apenas 30% dos 28 vigilantes que atuam na unidade de saúde está em operação. No entanto, o atendimento no hospital não foi afetado.

Os vigilantes são terceirizados. Segundo o sindicato, o pagamento dos profissionais é de responsabilidade da empresa Savana, que recebe repasse da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do hospital. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado pela empresa.

Em nota, a Sesab informou que tem feito pagamentos consecutivos e regulares à empresa Gerir, que é responsável por administrar o hospital. Segundo o comunicado, o último pagamento foi realizado no dia 17 de julho, no valor de R$5.159.680,96.

Já o hospital, informou, em nota, que a paralisação não está relacionada ao não cumprimento de qualquer obrigação trabalhista por parte da unidade, e sim direcionado à empresa terceirizada com a qual eles mantêm vínculo empregatício, que é a Savana.

No comunicado, a unidade de saúde afirma ainda que tem envidado todos os esforços possíveis no sentido de encontrar uma solução que atenda à legalidade, para resolver o impasse e, dessa forma, atender à justa reivindicação dos vigilantes.

A reportagem entrou em contato com a Savana, que ficou de se posicionar, mas não respondeu até a publicação desta reportagem. Com informações do G1.