O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu o presidente da ZPE Bahia S.A, Otávio de Carvalho Pimentel e o diretor da ZPE no município, Joir Lino da Silva, para discutir o acordo de renovação da concessão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que poderá explorar por mais 20 anos os serviços de logística e exportação no município. Participaram da reunião, realizada no último dia 12, os secretários municipais de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos; Administração, Bento Lima e o subprocurador do Município, Mozart Aragão.
O prefeito disse que o governo municipal trabalhará para tornar a ZPE uma política de incentivo às exportações na região, junto com os deputados que representam o Sul da Bahia. “A zona impulsionará o desenvolvimento econômico e contribuirá para a geração de muitos postos de trabalho, além da atração de novas empresas para a região”, enfatizou.
Também destacou a parceria com o Governo do Estado, “que não mede esforços para o avanço do progresso de Ilhéus. Isto é o resultado da consolidação de um importante projeto com um futuro ainda mais promissor para a nossa gente”. O presidente da ZPE Bahia disse que o projeto já possui 9.500 metros quadrados de área construída, mas enfrentou alguns obstáculos. “Sem ferrovia e um porto de escoação, não se fala em grandes volumes de negócios. Jamais transportar minério de ferro em milhares de caminhões nas estradas. O Porto Sul é uma concessão privada entre a Bahia Mineração e as empresas chinesas que vão poder explorar o porto de forma privada”, declarou Pimentel, que também é diretor nacional da Associação das ZPEs, no Brasil.
Já o diretor da ZPE, Joir Lino da Silva, informou que projeto possui um cronograma que contempla, além do início das obras, o recebimento de cartas de intensão das empresas interessadas. “Estamos iniciando um marco inaugural da ZPE no município. Após 20 anos do primeiro período da concessão, quando a bancada de políticos do Sudeste travou a pauta das ZPEs no país, por mais de 15 anos. Convidamos o prefeito para ainda este ano, irmos à cidade de Tianjin, na China, para firmar um convênio com o grupo que está instalado na Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico”, adiantou.