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COMUNIDADE DA AVENIDA ACM E LITORÂNEA QUESTIONA PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA

FOTO: SECOM PMI

Moradores e comerciantes das Avenidas ACM e Litorânea Norte, no Bairro Malhado discutiram com a prefeitura ideias que possam colaborar com o projeto de requalificação e mobilidade urbana na localidade. A reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira (22), no auditório do Centro Administrativo, no Bairro da Conquista, com o objetivo de compartilhar e ouvir sugestões em torno da intervenção.

Atualmente, as duas principais avenidas do Malhado funcionam em mão dupla. De acordo com o novo projeto, as vias paralelas terão sentido único e fluxo oposto, numa tentativa de desafogar o trânsito da região com a chegada da nova ponte que vai ligar o centro da cidade com o bairro Pontal.

Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre salientou que estes encontros com a comunidade e os comerciantes são importantes para ouvir o que os cidadãos pensam sobre o assunto e como a Administração pode compatibilizar essas ideias. “Nossa gestão tem sido pautada nas demandas da comunidade e, por isso, trabalhamos olhando para o futuro, recuperando as ruínas deixadas e reconstruindo aos poucos uma nova cidade. Uma cidade mais fluida, mais bonita, com valorização ao morador, comerciante, aos jovens e crianças. Enfim, uma cidade mais justa para se viver”, acrescentou.    

Segundo o planejamento, as áreas em estudo integram o ‘coração da cidade’, onde há intensa circulação de pessoas e veículos. Foram feitos estudos para a construção do desenho urbanístico desenvolvido pelo núcleo de projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes). O projeto prevê que a Avenida ACM seguirá apenas no sentido Sul, enquanto a Litorânea fará o trajeto contrário. As artérias contarão com corredores de ônibus, 2,5 quilômetros de ciclovias, iluminação moderna, construção de bolsões de estacionamento públicos.

O arquiteto Alexandre Amorim relata que todas as avenidas da cidade possuem mão dupla e isso acaba tendo pouco espaço para fluidez e continuidade no trânsito. “Dentro dos estudos do sistema viário, somados ao sistema de transporte público com as demandas da sociedade, compomos um projeto macro para aquela região. A primeira etapa sairá do Parque Infantil e culminará na Avenida Petrobrás com a ACM, totalizando o primeiro trecho com um sistema binário”, explica o arquiteto urbanista.