O sexto encontro temático do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS) reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para apresentar os indicadores e metas do setor de Desenvolvimento Social, nesta quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal.
Ampliação de famílias atendidas por meio de Programas Sociais; implementação de ações afirmativas para redução de desigualdades; inclusão de beneficiários no mercado de trabalho; e a diminuição, por consequência, do número de adolescentes envolvidos em atos infracionais, foram algumas das 12 metas que serão detalhadas em números para que a população e o poder público avaliem continuamente se as políticas públicas implementadas estão sendo eficazes na resolução dessas questões.
As metas estão em alinhamento com o eixo Equidade, Justiça Social e Cultura da Paz, do Programa Cidades Sustentáveis, assim como as metas do Plano Plurianual (PPA) para o setor.
Ao fim de oito encontros temáticos e uma audiência pública, o Comitê vai elaborar o Plano de Metas que vai servir como uma bússola, mensurando e apontando onde e o quanto cada setor deve melhorar. O Plano está previsto na Lei Orgânica e está sendo implementado pela primeira vez no município.
No site www.cgm.ilheus.ba.gov.br é possível conferir os indicadores já disponíveis, em dados abertos, além da sociedade civil poder, também, enviar sugestões de indicadores para serem monitorados. Até o momento, a Campanha já realizou encontros temáticos deEducação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos, Agricultura, Pesca, Indústria e Comércio.
Este encontro fez parte da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município. A iniciativa é da Prefeitura de Ilhéus por meio da Controladoria Geral do Município e é parte do compromisso assumido pela atual gestão com o Programa Cidades Sustentáveis, articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.