Ocorreu na tarde desta quarta-feira (12) a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ao contrário do que muitos esperavam, a candidatura vencedora foi a de César Porto (PDT) que bateu a candidatura de Paulo Carqueija (PSD) apoiado pelo prefeito Mario Alexandre (PSD).
Dois vereadores do partido do PSD inicialmente se lançaram como candidatos à Presidência da Câmara, os vereadores Paulo Carqueija e Jerbson Moraes. O prefeito Marão conduziu democraticamente e amigavelmente a candidatura única, evitando a disputa entre vereadores do mesmo partido, que o fez reunir com o seu partido e retirar a candidatura de Jerbson Moraes, restando apoiar tão somente o vereador Paulo Carqueija para candidata única. Mas mesmo assim não deu para o PSD e a candidatura foi derrotada na eleição.
Augusto César Porto Ribeiro tem 46 anos, é vereador eleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está em sua primeira legislatura como vereador. Possui o segundo grau completo e tem atuado como Sargento da Polícia Militar nos últimos anos. O vereador saiu vencedor possuindo 11 votos contra 8 de Paulo Carqueija e com isso César Porto será o presidente da câmara no biênio 2019/2020.